Por democracia e igualdade, ASSUFBA e servidoras marcham no Dia Internacional das Mulheres

As mulheres baianas foram às ruas, nesta quarta-feira (08/03), para participar da quinta edição da Marcha 8M, realizada em todo o país em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Com o tema “Bicentenário da Independência da Bahia: Mulheres insubmissas protagonistas da Democracia” e honrando nomes históricos como Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica, vários representantes de movimentos sindicais, organizações sociais e coletivos femininos refizeram o percurso das heroínas da batalha pela Independência da Bahia, partindo da Lapinha até o Pelourinho.

A ASSUFBA estava presente no ato e a Coordenadora Aldemária Ione celebrou a realização do evento após quatro anos do governo de Jair Bolsonaro, que sucateou as políticas públicas voltadas às mulheres e promoveu discursos de ódio durante todo o seu mandato. “Esse evento inaugura um marco de vitória da força feminina, pois conseguimos tirar do poder aquilo que representava o sexismo, o machismo e o ódio às mulheres”.

As servidoras Maria Crispina, aposentada e integrante do GT de Aposentados da ASSUFBA, e Aline Soares, comemoraram a força e a união das mulheres presentes. “Nós mulheres, em especial as mulheres negras, precisamos ocupar as ruas e trocar informações. Precisamos mostrar nossa cara e dizer que temos o poder também”, declarou Aline. Crispina salientou que a atividade também era de reinvindicação, e que estava ali para pedir mais direitos às servidoras públicas federais.

Elza Maria, Coordenadora do Sindicato, salientou a satisfação e importância de estar presente na marcha. “Sou mulher e gosto de sempre que possível participar desses eventos. Estamos aqui na luta”, declarou.

Os eventos pelo país também marcaram o anúncio, por parte do presidente Lula, do pacote de 25 medidas pela promoção de igualdade de gênero e combate à violência contra mulher no país.