Portaria da UFBA indica retorno de algumas atividades presenciais. ASSUFBA reitera necessidade de evitar exposição

Após a Universidade Federal da Bahia divulgar a Portaria nº 044/2021, de 23 de abril de 2021, que indica às unidades universitárias que, a partir de 26 de abril de 2021, iniciem os preparativos, em contato com o Comitê de Assessoramento do Coronavírus da UFBA, para o começo de algumas atividades presenciais, a ASSUFBA reitera o posicionamento da categoria, definido em Assembleia Geral, em fevereiro deste ano, de que é necessário evitar exposição e preservar vidas.

A portaria se refere às atividades atinentes aos componentes curriculares teóricopráticos e práticos obrigatórios já programados para o semestre 2021-1, salvaguardados os requisitos e as condições estabelecidos no Plano de Biossegurança da Unidade ou Órgão e no Plano de Contingência e Biossegurança da UFBA.

O Brasil contabiliza mais de 392 mil mortes pela Covid-19. O país completa 41 dias com média de óbitos acima de 2 mil. Sem contar que a taxa de transmissão (Rt) alta, de 1,12, de acordo com levantamento do Imperial College de Londres. Esse indicador acima de 1 demonstra que a doença avança sem controle.

Além disso, a Covid-19 já matou mais brasileiros em quatro meses de 2021 do que em todo ano de 2020. O número de casos e óbitos desta segunda onda da doença está muito superior ao momento em que as atividades presenciais foram inicialmente suspensas na UFBA.

Outro agravante é o atraso no Plano Nacional de Imunização. O Brasil tem apenas 13,96% da população vacinada. Muito distante dos 70% necessários para controlar a pandemia. Diante do agravamento da crise sanitária, o Sindicato considera que é momento de salvaguardar a vida das pessoas e que não se deve colocar em risco a saúde e a segurança da comunidade universitária.

A ASSUFBA ressalta que caso os servidores tenham dúvidas e queiram agendar reuniões com o Sindicato para esclarecer a questão, devem agendar na Secretaria da entidade, com Sérgio Souza, através do número (71) 98198-2722.

#ForaBolsonaroeMourão
#VacinaçãoparaTodaseTodos
#NãoÀReformaAdministrativa