Presidente da Câmara, Arthur Lira, sai em defesa de Bolsonaro e afirma que os pedidos de impeachment são “inúteis”

Alinhado do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que 100% dos pedidos de impeachment apresentados contra o chefe do Executivo são “inúteis” para o que foram solicitados. 

“Não cabe a esta Casa, neste momento, instabilizar (sic) uma situação por conveniência política de A ou de B. O tempo é o da Constituição, na conveniência e na oportunidade. Os pedidos de impeachment, em 100%, não 95%, em 100% dos que já analisei são inúteis para o que entraram e para o que solicitaram”, disse o presidente da Câmara.

Um dia antes da declaração, Lira participou de uma entrevista na rádio Jovem Pan, nesta segunda-feira (26/04), e disse que “90% a 95%” dos pedidos de impeachment protocolados até o momento contra o presidente Jair Bolsonaro na Casa “não têm absolutamente nenhuma razão de terem sido apresentados a não ser a tentativa de gerar um fato político”.

Após a entrevista, o deputado Henrique Fontana (PT-RS), durante discussão no plenário, rebateu a fala do presidente da Casa. Ele disse: “Abrir o processo de impeachment de Bolsonaro é uma questão democrática”.

Durante a afirmação de que os pedidos de impeachment contra Bolsonaro são “inúteis”, Lira também pediu que os parlamentares tivessem paciência. “Então, eu estou há 2 meses, deputado Fontana, e pediria à Vossa Excelência um pouco mais de tranquilidade, um pouco mais de paciência”.