PRESSÃO BARRA EBSERH NA UFRJ

A pressão da comunidade universitária foi o elemento que faltava para impedir que a EBSERH fosse aprovada na reunião do Conselho Universitário da UFRJ, ocorrida ontem (27) no Centro de Tecnologia do Fundão, no Rio de Janeiro (RJ). A FASUBRA Sindical mais uma vez atuou enviando diretores para acompanhar toda a movimentação e pressionar os componentes do Conselho a não aprovarem a adesão à empresa.

Segundo informações do SINTUFRJ, o auditório do CT foi completamente ocupado por estudantes, técnico-administrativos e docentes que protestaram contra a empresa, inclusive denunciando as conseqüências da mesma para a universidade e comunidade beneficiada pelos serviços disponíveis nos HUs. Ponto relevante bastante ressaltado no embate foi o aspecto privatista da iniciativa governamental.

Desta forma, o conselho universitário não deliberou sobre a adesão que estava pautada e a reunião foi concluída com a reitoria da UFRJ se comprometendo a formular outra proposta que se adéqüe às reivindicações da comunidade escolar.

De acordo com diretores da FASUBRA, entre as propostas apresentadas pela comunidade universitária está a de realização de um plebiscito para saber a posição da mesma sobre a privatização dos HUs através da EBSERH.

A FASUBRA, cumprindo resolução da última plenária, convocou entidades de base localizadas próximas ao RJ para participar das atividades e muitas delas atenderam ao chamado da federação e se fizeram presentes ao protesto.

Fonte: Fasubra