Pretos e pardos são os que possuem maior perda de qualidade de vida no Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou pela primeira vez o Índice Multidimensional de Perda de Qualidade de Vida no Brasil, que leva em conta diversos fatores, entre eles, a cor da pele. De acordo com o levantamento, pretos e pardos possuem maior perda do que brancos. 

O IPQV leva em consideração 50 indicadores relativos a moradias, serviços de utilidade pública, alimentação, saúde, educação, acesso a serviços financeiros e padrão de vida, lazer e transporte.

“Quando os subgrupos da população são definidos pelas características da família, nos casos em que a pessoa de referência se declarou branca, o valor do IPQV foi de 0,123, notadamente menor que o valor Brasil. Já para a parcela da população em que a pessoa de referência se declarou preta ou parda, o IPQV foi de 0,185, ou seja 17% maior que o valor nacional”, informou o IBGE.

Os números são reflexo de uma realidade pulsante para pessoas negras no Brasil. A violência em todos os âmbitos segue acontecendo, muitas vezes de forma velada, principalmente quando se trata da estrutura social, cultural e socioeconômica do país. Violência também é ter menos acesso aos direitos básicos para a vida, como moradia, saneamento, alimentação e educação.

Por um país onde qualidade de vida não seja exclusiva para quem possui pele clara.