Proext promove ciclo de palestras sobre extensão universitária

Encontro são gratuitos e acontecerão até dezembro

A fim de dar ênfase à valorização que a extensão universitária vem adquirindo, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (PROEXT) promove o ciclo de debates  ”Extensão: a bola da vez”, a partir do próximo dia 14 de agosto até o mês de dezembro.  A atividade com entrada franca, acontecerá sempre uma vez por mês e concederá certificado para aqueles que participarem de ao menos quatro encontros.

O tema do primeiro encontro (14/08) será “Oportunidades e desafios da Extensão Universitária”, apresentado pelo Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Extensão do Nordeste, professor da UFAL Eduardo de Lyra  com mediação da Pró-Reitora de Extensão, professora Blandina Felipe Viana, às 14h, no auditório do Instituto de Matemática da UFBA, no campus de Ondina.

Cada encontro trará um tema e convidados específicos que debaterão questões relacionadas à extensão universitária brasileira, a partir das experiências da UFBA. “O Ciclo se constitui como importante espaço para discussão sobre o papel da extensão universitária como eixo acadêmico de atuação na UFBA, as oportunidades existentes e os desafios a serem superados”, explica a professora Blandina Viana.

A extensão é reconhecida como um eixo central na atuação das universidades, sobretudo da UFBA, ao lado do ensino e da pesquisa. “Extensão: a bola da vez “ foi concebido a fim de gerar um espaço de discussão acadêmica. O conceito e o significado da extensão universitária, o contexto atual para o seu desenvolvimento, além da sua relação com o ensino e a pesquisa estão entre os temas principais da programação do evento.

Extensão na UFBA

A extensão universitária é uma via de aproximação entre a universidade e a sociedade, colaborando para a formação cidadã dos envolvidos e gerando conhecimentos capazes de contribuir para a superação de problemas da sociedade. Nas últimas décadas, a extensão universitária adquiriu significativa densidade institucional, sendo considerada essencial para a formação do estudante, a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa e o fortalecimento da relação da universidade com a sociedade.

A UFBA, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), desenvolveu diversos editais em 2013, garantindo o fomento das ações extensionistas, como: ACCS, Cursos, Eventos, Produtos e Pibiex, além de Cursos Livres, uma recente parceria com o Museu de Arte Moderna da Bahia. Extensão: a bola da vez insere-se, desse modo, em um momento propício de valorização da extensão universitária no Brasil.

Fonte: Ufba