Projeto de crédito para mulheres negras e de baixa renda é aprovado pela Câmara

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Câmara dos Deputados aprovou a primeira proposta do ano relacionada à data, o Projeto de Lei 1883/21 que cria o Programa Crédito da Mulher no âmbito das instituições financeiras oficiais federais. Além disso, com os projetos já existentes, vai estipular percentuais de concessão de crédito,como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

De acordo com a proposta, no mínimo 25% dos recursos do Pronampe deverão ser emprestados para microempresas e empresas de pequeno porte que são dirigidas por mulheres, dentro da reserva, uma parte deve ser destinada às negras de baixa renda ou com deficiência. O programa deverá ser divulgado por bancos e pelos meios oficiais de comunicação do Poder Executivo, que busquem empreendedoras ativas com potencial e que sejam preferencialmente mulheres negras e em condições de vulnerabilidade social. O texto vai ao Senado. 

Esse projeto é importante, pois ajuda reduzir as desigualdades no Brasil, especialmente quanto a gênero e raça, com isso, diminuir as dificuldades vivenciadas pelas mulheres no mercado de crédito e nas atividades empreendedoras.