Projeto de Orçamento prevê exclusão de novas famílias do Bolsa Família; valor reservado para 2020 é menor que o de 2019

O Projeto de Orçamento, elaborado pela pasta de Economia do governo, enviou um ofício à Câmara dos Deputados em que apresenta a exclusão de novas famílias no programa Bolsa Família. De acordo com o Projeto, foram reservados R$29,5 bilhões para o próximo ano, no entanto, o número é menor que o utilizado em 2019 e não possui a previsão do 13° para beneficiários.

É aguardado que 13,2 milhões de famílias sejam beneficiadas com o Bolsa Família em 2020, mesma cobertura registrada em novembro. Porém, em 2019, a quantidade de recursos destinados ao programa foi de R$32 bilhões. Cerca de 700 mil novas famílias esperam para ingressar no programa, mas oficialmente o governo ainda não informou os números.

O programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza de todo país. Em 2017, o programa ajudou a retirar 3,4 milhões de pessoas da extrema pobreza e 3,2 de milhões da pobreza, segundo aponta a PNAD/IBGE (Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios). Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que entre 2001 e 2017, o Bolsa Família reduziu um quarto (25%) das taxas de extrema pobreza e em 15% a de pobreza.