Quinta oitiva da Comissão da Verdade da UFBA terá quatro depoimentos

Os estudantes da Universidade Federal da Bahia à época do regime militar, Filemon Mattos, Marcelo Cordeiro, Carlos Sarno e Fernando Passos, serão ouvidos pela comunidade universitária, durante a quinta oitiva da Comissão Milton Santos de Memória e Verdade da UFBA que acontece às 14h desta terça-feira (18/08), no auditório da Faculdade de Comunicação, no campus de Ondina. A sessão que é aberta ao público, tem o objetivo de conhecer os impactos da ditadura militar na vida dos depoentes, durante suas passagens pela universidade.

Oitivas

As oitivas acontecem semanalmente, sempre no mesmo local e horário e tem a finalidade de objetivo de reunir fatos ocorridos na Universidade no período de abril de 1964 até a promulgação da atual Constituição, em 1988. Paralelamente às oitivas, a Comissão Milton Santos de Memória e Verdade tem catalogado e analisado documentos da época que indiquem possíveis atos de violação de direitos humanos e liberdades individuais no âmbito da instituição, bem como o registro de atitudes que caracterizem resistência ao poder civil-militar instituído.

O comitê Milton Santos foi criado pelo Conselho Universitário, constituído e empossado pela Magnífica Reitora em dezembro de 2013. Seis professores, dois estudantes e um servidor técnico-administrativo a constituem, respectivamente: Emiliano José, Ilka Bichara, Iracy Picanço, João Augusto de Lima Rocha, Olival Freire Júnior, Othon Jambeiro, Jéssica Santos, Leandro Coutinho e Umberto Bastos.

 

Fonte: https://www.ufba.br