Reforma Administrativa: governo visa derrubar progressão automática para servidor público

Ataques e mais ataques sendo promovidos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que continua a manter os servidores públicos na mira. Uma das medidas propostas na PEC da Reforma Administrativa é a extinção da progressão automática dos funcionários devido ao tempo de carreira. O texto, que deve ser anunciado ainda nesta semana pela equipe econômica do ministro Paulo Guedes ao Congresso Nacional, prevê a adoção de promoção por mérito.

De acordo com o governo, a medida valeria apenas para novos servidores e visa diminuir distorções no setor. Porém, seguindo a ideologia imposta por este governo neoliberal, o mérito servirá apenas para redução de funcionários promovidos, uma vez que o Guedes acredita que o “o serviço público permite que alguns servidores cheguem ao topo da carreira muito rapidamente”. Atualmente, em média, menos de 40% dos servidores alcançam o cargo maior em 20 anos.

Ainda como propostas contidas na Reforma Administrativa, o governo pretende diminuir os salários dos servidores públicos a níveis de instituições privadas e busca extinguir a estabilidade de grande parte das carreiras, com a falácia de que todo servidor público ganha bem e não pode ser demitido.