Regras para acesso ao auxílio emergencial excluem cerca de 78 milhões de pessoas

O auxílio emergencial sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, que será pago os trabalhadores informais durante a pandemia, deixa de fora cerca de 21 milhões de pessoas. Dos 78 milhões listados no cadastro único do governo, 15 milhões não são atingidos, enquanto outros 6 milhões são microempreendedores individuais (MEIs).

O cadastro para ter acesso ao auxílio começou nesta terça-feira (07/04). Bolsonaro definiu como requisito para acesso ao benefício que os trabalhadores estejam desempregados (sem carteira assinada) até o último dia 20/03. O interessado ainda precisa ter renda pessoal de R$ 522,50 ou familiar máxima de R$ 3.135,00 (máximo de três salários mínimos).

Para alguns especialistas, no entanto, a medida não será suficiente para alcançar a maior parte da população desassistida do país.

Entre essas pessoas, excluídas pelas regras de acesso ao auxílio, estão 78 milhões de cidadãos de baixa renda, e outros 6,3 milhões de MEIs. Ambos ficam de fora do benefício, conforme divulga o jornal O Globo.