Em reunião, reitor da UFRB se posiciona contra decisão do STF

 

O Reitor da UFRB, Silvio Soglia se posicionou contrário à medida do STF (Supremo Tribunal Federal) que determina corte de pontos dos servidores que estiverem exercendo o direito de greve. A informação foi dada durante reunião com o Comando Local de Greve dos técnico-administrativos da instituição, nesta terça-feira (01/11).

Está prevista reunião da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), nesta sexta-feira (04/11), para tratar sobre a decisão do Supremo. A administração da UFRB informou que, caso haja exigência por parte do governo, a tendência é que os reitores avaliem.

img-20161101-wa0035

Na oportunidade, também foi entregue a pauta local de negociação. O Comando informou que hoje 34 universidades da base da FASUBRA participam da greve. O número deve subir para 36 até o próximo dia 9.

A categoria também falou sobre a pauta nacional contra a PEC 55 (antiga 241) que tramita no Senado e o descumprimento do termo de acordo da FASUBRA.

A reitoria relatou ainda algumas demandas que julgava de relevância para não afetar a execução do orçamento de 2016 e garantir o uso dos recursos, além do funcionamento de setores entendidos como essenciais. Também se comprometeu a encaminhar um documento mais detalhados com os itens para avaliação na próxima reunião do Comando Local de Greve.

img-20161101-wa0056

Como atividade de greve na cidade da Cachoeira, foi realizada uma aula pública seguida de caminhada pelas ruas da cidade para denunciar à sociedade os ataques e retrocessos aos direitos conquistados pela classe trabalhadora. Participaram os estudantes secundaristas, discentes da UFRB que estão ocupando a Universidade, professores da rede estadual e da população de Cachoeira.

Negociação

A primeira mesa de negociação acontece na segunda-feira (07/11), em que serão detalhados os pontos de reivindicação.