Reitor e técnicos da UFBA participam de homenagem a Alice Portugal

r2

Servidora técnica-administrativa licenciada da UFBA, ex-coordenadora da Assufba e Fasubra, a deputada federal Alice Portugal foi agraciada com a Comenda Maria Quitéria, oferecida para mulheres que tenham papel destacado na sociedade. A medalha foi entregue na noite da quinta-feira (23/7), no Plenário da Casa, com a presença de intelectuais, autoridades, familiares e amigos de Alice. NA ocasião, o Coral da Assufba realizou apresentação para os presentes.

De acordo com os proponentes, a indicação da honraria foi acolhida e aprovada por unanimidade pelos edis, por reconhecimento da importância da parlamentar na história política da cidade, da Bahia e do Brasil. O reitor da UFBA, onde Alice Portugal tem larga história de militância e carreira profissional, João Carlos Sales, se disse orgulhoso de contar com ela no quadro da universidade e que ela tem um papel importante na luta dos trabalhadores.

Renato Jorge, coordenador da Assufba Sindicato, destacou a importância da parlamentar para a categoria. “Alice não só fez uma luta gigante na UFBA, como deu vez aos técnicos e ajudou na construção da CTB, a maior Central da Bahia. Ela não é uma liderança nossa, é do Brasil. E eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa trajetória”.

Após a entrega da medalha e do certificado da Comenda Maria Quitéria, a deputada agradeceu a honraria. Falou sobre a formação familiar que recebeu, a partir do espírito de liberdade do seu pai e do carinho de sua mãe. Por fim, relembrou a marcada história de Maria Quitéria, a baiana de Feira de Santana, que entrou para o Exército Brasileiro disfarçada de soldado Medeiros, e participou de batalhas reais nas ruas de Salvador. Tornou-se, assim, grande personagem na independência da Bahia, o celebrado 2 de Julho, data que Alice conseguiu colocar no calendário das efemérides nacionais.