Reitorias das universidades federais da Bahia viram palco de mobilização no dia nacional de luta com paralisação

Em atos na porta das Reitorias da UFBA, UFRB e UFSB, na manhã de ontem (22/02), a ASSUFBA Sindicato junto com a categoria mobilizaram a comunidade universitária e a população sobre a luta pela Reestruturação e Aprimoramento da Carreira dos(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação. O Dia Nacional de Luta com Paralisação foi aprovado em Assembleia Geral Virtual Unificada no dia 29 de janeiro.

O momento foi de pressionar o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para que apresente uma resposta sobre a proposta de Reestruturação e Aprimoramento do PCCTAE na reunião da Mesa de Negociação Específica do PCCTAE que acontece nesta tarde, com a presença da FASUBRA.

Durante o ato na Reitoria da UFBA com a presença de Servidores(as) Ativos(as) e Aposentados(as), os(as) Coordenadores(as) da ASSUFBA leram as Notas de apoio dos(as) Reitores e Reitoras das Universidades Federais da Bahia pela valorização dos(as) Servidores(as) TAEs, o que tornou a mobilização ainda mais potente e legítima. Ao ler a nota, a Coordenadora da pasta de Formação Sindical, Adelmaria Ione, informou que o Reitor da UFBA, Prof. Paulo Miguez, levará as informações da Campanha Salarial ao conhecimento do pleno da ANDIFES em reunião que aconteceu também na quinta-feira.

O Coordenador Geral, Renato Jorge, frisou a importância da valorização dos(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação para as universidades. “Se não existir um quadro pleno de trabalhadores(as), não existe atendimento à comunidade universitária e para a população, que buscam serviços no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgar Santos(COM-HUPES) e na Maternidade Climério de Oliveira(MCO)”.

Na UFRB, a categoria paralisou as atividades ocupando a entrada da Reitoria em Cruz das Almas. Com faixas estendidas, os(as) trabalhadores(as) conversaram com a comunidade sobre o papel fundamental dos TAEs e a necessidade de ter uma Carreira Reestruturada. Já na UFSB, os(as) servidores(as) se reuniram no saguão do prédio da Reitoria, em Itabuna.

Todos os atos mostraram a força da categoria unida, que não vai descansar até conquistar a sua Carreira Reestruturada e Aprimorada, pois sem isso, as universidades continuarão sendo casa de passagem de muitos servidores, que procuram melhores condições de trabalho, melhores salários e mais valorização em outros órgãos.

A programação do dia foi encerrada com uma live realizada pela FASUBRA com os informes da reunião. Vamos pressionar o Governo e mostrar a determinação da nossa categoria!

SE NÃO REESTRUTURAR, A EDUCAÇÃO VAI PARAR!