Relatório de ONG internacional afirma que Bolsonaro tentou sabotar medidas contra a Covid-19

 

A ONG internacional Human Rights Watch destacou a atuação negativa do presidente Jair Bolsonaro no combate ao coronavírus e ao desmatamento recorde da Amazônia. O documento divulgado, nesta quarta-feira (13/01), expõe que o governo brasileiro enfraqueceu a fiscalização de leis ambientais e incentiva a violência policial.

Na 31°edição, o Relatório Mundial analisa a situação dos direitos humanos em mais de 100 países e inclui o Brasil com uma imagem totalmente negativa, causada pelo governo Bolsonaro. O documento inclui ainda pautas sobre políticas que contrariam os direitos das mulheres e das pessoas com deficiência, ataques à mídia independente e a organizações da sociedade civil, todas causadas por Bolsonaro e sua equipe.

De acordo com o pesquisador, Cesar Munõz, o caso mais grave cometido pelo presidente foi o descaso e a tentativa de sabotagem nos esforços diante da pandemia de Covid-19.

“Nosso relatório mostra que a resposta do governo do presidente Bolsonaro à pandemia tem sido desastrosa, o presidente Bolsonaro, desde o começo, minimizou a gravidade da doença, publicou informação equivocada, tentou sabotar os esforços dos estados para tomar medidas contra a Covid-19 e, nesse momento, parece estar fazendo campanha contra a vacina”, afirma um dos pesquisadores da ONG, Muñoz.