REPRESENTAÇÃO DA FASUBRA PARTICIPA DO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO E DO FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO

REPRESENTAÇÃO DA FASUBRA PARTICIPA DO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO E DO FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO

Os coordenadores da FASUBRA Sindical Rolando R. Malvásio Júnior, Rosangela Gomes Soares da Costa, Diego Gonçalves Rodrigues e Ângela Maria Targino Silva participarão do Fórum Social Mundial e do Fórum Mundial de Educação, que acontecem, respectivamente, nas cidades Porto Alegre e Canoas, ambas no Estado do Rio Grande do Sul, no período de 21 a 26 de janeiro.

Este ano o Fórum Social Mundial, que nasceu para combater o Fórum Econômico Mundial instituído em 1971, traz tema Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental e tem por objetivo aprofundar as discussões sobre os fatos que afetam tanto os trabalhadores e a manutenção dos postos de trabalho.

È esperada a participação de 30 mil pessoas durante o evento. Os debates devem se centralizar na Região Metropolitana de Porto Alegre, em espaços como o Largo Zumbi dos Palmares, a Casa de Cultura Mario Quintana, o Acampamento Intercontinental da Juventude e a Usina do Gasômetro.

De acordo com os organizadores, o FSM2014 “um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, do debate democrático de ideias, da formulação de propostas, da troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. O Rio Grande do Sul através de seus movimentos sociais tem sido palco destes debates e mobilizações”.

Uma das vertentes mais importantes do FSM014 é o Fórum Mundial de Educação, que acontecerá em Canoas/RS, e este ano vem com a missão de proporcionar amplo debate e a elaboração de alternativas, com a participação de diversos setores sociais da comunidade educativa e dos atores que se relacionem com ela. A meta é incluir o máximo de perspectivas e impulsionar a educação a um avanço em direção uma sociedade mais justa e sustentável, como uma prioridade e responsabilidade de toda a sociedade.

A programação do evento é extremamente extensa e envolve a realização de debates sobre Pedagogia, Territórios e Resistências; Educação, Ambiente e Sustentabilidade; Gestão Democrática (Educação como Direito Humano), além de discussões em grupos de trabalho e atividades autogestionadas.

Redação: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA Sindical