Representantes do FONASEFE se reúnem no Senado para tratar da LOA 2023

Nesta quinta- feira (31/08), a assessoria do relator-geral da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2023, o senador Marcelo Castro se reuniu com os dirigentes das entidades que compõem o FONASEFE, entre elas a FASUBRA Sindical, para falar sobre o orçamento reservado para a recomposição salarial das servidoras e dos servidores públicos federais.

A FASUBRA foi representada pelo Coordenador Geral Toninho Alves. Também participaram o chefe de gabinete José Guimarães e o assessor técnico Romero Arruda.

De acordo com Romero Arruda, a proposta orçamentária do governo foi entregue nesta quinta-feira (31/08), e os parlamentares conhecerão qual a proposta orçamentária que Bolsonaro e Guedes irão defender no próximo ano. Ele afirmou acreditar que a discussão no Congresso Nacional deverá ocorrer após as eleições.

A proposta de LOA passará pelas Comissões Mista e Temáticas. O projeto será analisado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) antes de ir para votação em sessão conjunta do Congresso. São 16 relatórios entregues à Comissão que o relator fará os acertos e depois vai a votação. Os 16 relatores setoriais foram definidos e devem apresentar pareceres sobre áreas temáticas. 

A representação das entidades apresentou as demandas da categoria, que amarga 5 anos sem reajuste. Um representante do Dieese participou da reunião e apresentou dados técnicos que comprovam que há condições de garantir verbas para o reajuste no próximo ano. O que falta é boa vontade de Bolsonaro, que não valoriza os(as) servidores(as) públicos. 

Por isso, a luta não pode parar. A ASSUFBA Sindicato mantém a pressão com os(as) parlamentares para que defendam as propostas de recomposição salarial dos(as) servidores(as) públicos.