Resposta à pesquisa Datafolha: Sem CLT trabalhadores ficam desprotegidos

Pesquisa Datafolha deste mês informa que metade dos brasileiros preferem ter salários mais altos como autônomos do que carteira assinada. No levantamento, metade dos entrevistados (50%) abrem mão dos direitos trabalhistas.

De acordo com o instituto, a taxa de preferência por tal condição de trabalho é mais alta entre os que já são atualmente autônomos (69%), os profissionais liberais que atingem a marca de 73% e, principalmente, entre os empresários (74%).

Os números da pesquisa, no entanto, apontam outro caminho quando toca nos desempregados, são 53% os que preferem conseguir vagas com carteira assinada. Mais da metade dos assalariados preferem continuar no regime CLT (55%).

Técnicos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) frisam que a preferência do trabalhador autônomo em continuar autônomo ou de pessoas preferirem o trabalho autônomo ao regime CLT se dá pela preferência a salários mais altos e menor desconto de impostos. Vale lembrar que esse trabalhador fica desamparado pois não tem proteção social, nem participação contributiva na Previdência Social.