Reunião da ASSUFBA no COM- Hupes debate com servidores a situação da eleição na unidade

Encaminhamentos políticos serão tomados pela ASSUFBA para tratar da eleição que pode ser anulada

 

 

Reunião no Hupes. Foto: Eduardo Paranhos.

Reunião no Hupes. Foto: Eduardo Paranhos.

Em reunião realizada na manhã do dia 09/12 (segunda) no Hupes, os servidores da unidade hospitalar foram informados pela coordenação da ASSUFBA Sindicato sobre o processo dos 3,17% que atenderá a quase 7 mil servidores da UFBA e que essa semana entra em fase de execução. Também foram discutidos os desdobramentos da eleição para diretor na unidade.

ASSUFBA faz informes jurídicos durante reunião. Foto: Eduardo Paranhos.

ASSUFBA faz informes jurídicos durante reunião. Foto: Eduardo Paranhos.

“Dos quase 7 mil, 2486 servidores, acima de 60 anos, terão prioridade no recebimento dos valores. As fichas financeiras estão prontas e o escritório de cálculos já vai disponibilizar os valores de cada servidor”, explicou o coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto.

Os servidores também receberam esclarecimentos sobre o processo dos 28,86% em que foi solicitada ao juiz uma tutela antecipada. “Estamos agora no aguardo da proposta da AGU”, destacou Renato Jorge.

EBSERH

Coordenador Jurídico da ASSUFBA, Paulo Vaz tratando de EBSERH. Foto: Eduardo Paranhos

Coordenador Jurídico da ASSUFBA, Paulo Vaz tratando de EBSERH. Foto: Eduardo Paranhos

Também na pauta da reunião com os servidores, a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). O coordenador Jurídico da ASSUFBA e coordenador de Aposentados da Fasubra, Paulo César Vaz relatou que este é um debate muito sério, com implicações em todo o país. “Existe uma ação direta de inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal contra dispositivos da lei que autoriza a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). As Confederações, como a Fasubra, entraram nessa luta para que inviabilizemos que a EBSERH passe a controlar 56 HUs. São várias ações em todo o país”, informou Vaz.

 Eleição no COM- Hupes

Coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim Moreira que é representante na Comissão de Normas em defesa do Regimento da Universidade. Foto: Eduardo Paranhos

Coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim Moreira, que é representante na Comissão de Normas em defesa do Regimento da Universidade. Foto: Eduardo Paranhos

O processo eleitoral para escolha do novo diretor do Complexo – Hospital Universitário Professor Edgard Santos foi considerado nulo pela Procuradoria Geral Federal de acordo com o parecer de nº 1076/2013 de 14/11/2013 por entender que houve divergência entre as normas internas para a Consulta e o Regimento Interno do Com-HUPES. E os desdobramentos da eleição foram parar na Comissão de Normas do Consuni.

“ Fomos nós, enquanto técnicos que brigamos e lutamos para garantir esse processo eleitoral e a possibilidade de anulação existe”, diz Renato Jorge. Para o coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim Moreira, que é representante dos técnicos no Consuni, é preciso garantir o regimento da Universidade. “Não podemos em nenhum momento fugir do Estatuto da Universidade”.

No final da reunião, os servidores aprovaram, por unanimidade, que o Sindicato trate da questão com os devidos encaminhamentos políticos. Também foram tirados quatro representantes dos técnicos.

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato