Reunião no Hospital das Clínicas discute Greve da categoria

Na manhã desta terça-feira (02), a coordenação da ASSUFBA Sindicato esteve reunida com a categoria no Hospital das Clínicas, para esclarecer as razões do retorno ao movimento de Greve e discutir assuntos importantes, como o Atendimento Pré-hospitalar (APH) e capacitação profissional.

“Modificaram o eixo, o objetivo da greve. Nós não entramos numa greve para derrubar o governo Dilma. Mas para garantir três salários mínimos e step de 5%. É por esse motivo que retomamos o movimento e agora queremos fortalecê-lo aqui na base”, afirma a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Virginia Maciel, que expôs a situação à categoria.

O coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto, ressaltou a necessidade de buscar uma saída para a correção salarial ainda em 2012. “Não dá pra ficar escondendo as coisas debaixo do tapete até agora. Retomamos o movimento para voltar ao comando de greve e encontrar uma saída. Não temos condições de entrar 2012 sem correção salarial”, observa.

Fotos: Américo Barros

APH

Os servidores levantaram questionamentos sobre o Atendimento Pré-hospitalar (APH) e solicitaram a intervenção do Sindicato por entender que é preciso uma prestação de contas, uma vez que as escalas não estão sendo amplamente divulgadas. O coordenador jurídico da ASSUFBA, Paulo Vaz, explicou os critérios utilizados para disponibilizar o atendimento emergencial.

A coordenadora de Formação Sindical da ASSUFBA e coordenadora da seção ASSUFBA do COM-HUPES, Maria Luiza, relatou que tem chefes de serviço que dão até oito APHs, sem que haja socialização dos acontecimentos entre os demais servidores. “As escalas de APH precisam ser publicizadas, no sentido de se ter um maior controle, pois, da forma como acontece, não sabemos quantos APHs são acumulados por uma única pessoa”, alerta.

Demanda de Capacitação

Membro da seção ASSUFBA do COM-HUPES, Aline Soares observou que a capacitação no hospital não contempla a todos. “O que muda o salário base é a capacitação. Tem gente aposentando com 30 e 35 anos de serviço e que nunca fez uma capacitação. Então, esse servidor vai aposentar com perdas salariais”, explica. Aline ressaltou, ainda, que a UFBA fez seu Plano de Capacitação sem a área de saúde.

A coordenadora Cássia Virginia Maciel disse que será realizada uma pesquisa de demanda de capacitação, que avaliará quais e quantos cursos serão de interesse dos servidores. O coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto garantiu que o Sindicato disponibilizará a estrutura necessária para a realização dos cursos.

02/08/2011
Ascom ASSUFBA Sindicato