Segunda-feira (4/11) acontece o 3° Conselho Estadual da CTB-Bahia. Debate é sobre o futuro do movimento sindical

Está marcado para a próxima segunda-feira (4/11) o 3° Conselho Estadual da CTB-Bahia. O tema deste ano é “Frente Ampla em defesa da UNICIDADE SINDICAL”. O evento será realizado na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINPOJUD), localizado na rua Marujos do Brasil, em Nazaré.

A CTB-Bahia busca aprofundar o debate e as estratégias de enfrentamento aos ataques e ameaças destinados para os trabalhadores e trabalhadoras no movimento sindical.

A CTB chama a atenção para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 171/19), da reforma sindical, apresentada pelo deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), que altera o artigo 8° da Constituição para que o processo de desmonte da força do trabalhador aumente.

Foi estabelecido no artigo 8° que só pode haver um sindicato por categoria profissional ou econômica, cuja base territorial é o município. A mudança visa instituir o pluralismo sindical, ao invés de uma unicidade conjunta e eficaz em defesa dos trabalhadores.

É esperado para o Conselho o recebimento de 200 dirigentes classistas de todo o estado. A CTB ainda reforça a importância da união entre as categorias para discutir os rumos do movimento sindical em busca do fortalecimento.

 

Confira a programação aqui.