Sem recursos, universidades e institutos federais não terão segurança para atividades presenciais

🤔 Quando se pensa com responsabilidade sobre a volta das atividades presenciais nas universidades, a segurança da comunidade acadêmica esbarra não só na falta de imunização de toda a população, mas também nos cortes de verbas sucessivos que as instituições vêm sofrendo.

😤 Além da redução de R$ 1 bilhão no orçamento deste ano (18% a menos que em 2020), as 69 universidades federais ainda tiveram R$ 700 milhões contingenciados. Na proposta de orçamento de 2022 que enviou ao Congresso, o Governo Federal sugere novos cortes bilionários.

👩‍🏫 Com a falta de recursos, as universidades mal conseguem pagar serviços terceirizados (como limpeza e segurança) e suas contas de água e luz, situação que irá se agravar com os novos cortes de verbas e os aumentos das tarifas.

🙄 Como será possível garantir a volta às atividades presenciais com segurança, em meio à pandemia, se a maioria das instituições não tem salas amplas e ventiladas, não conseguem garantir higienização constante e equipamentos de proteção individual de qualidade?

Como essencial mesmo é a vida, precisamos de investimento em estrutura e da vacinação de toda a população antes do retorno às atividades presenciais!