Semana do Servidor da UFBA reforça unidade e resistência contra a PEC 32 e os cortes de recursos das universidades

A unidade e a resistência dos servidores contra os ataques do governo Bolsonaro deram o tom da abertura da Semana do Servidor da UFBA, na manhã desta segunda-feira (25/10). O início do evento foi abrilhantado pela apresentação musical do professor e violonista clássico Mario Ulloa.

O reitor da UFBA, João Carlos Salles, afirmou que “é uma semana de resistência e afirmação dos nossos valores. Nós somos servidores, não serviçais. É o momento de celebrarmos a nossa unidade e a necessidade de mobilização política”, exclamou.

João Carlos Salles também disse que este ano as mesas da Semana do Servidor trazem temas que precisam ser enfrentados coletivamente. “Precisamos fazer a defesa do nosso patrimônio. Fazemos parte de um projeto de Estado, de longa duração, que se volta ao interesse do bem comum”.

Participante da mesa de abertura, o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, ressaltou que é um período de grandes dificuldades e desafios. Saudou os servidores dos serviços essenciais, em especial os que atuam nos hospitais universitários, que, apesar de enfrentarem o período difícil da pandemia, seguiram em defesa da instituição.

Renato Jorge alertou que o servidor público tem sido alvo de muitos ataques por parte do governo Bolsonaro, como a PEC 32 da Reforma Administrativa, que reduz o tamanho do Estado e a oferta do serviço público para quem mais precisa. “Temos ampliado a unidade para superar todas as dificuldades”.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas, Denise Vieira, considera o evento uma homenagem necessária aos servidores, principalmente em um cenário de ataques a sua existência e qualificação, como propõe a PEC 32. Ela disse que “devemos sempre nos lembrar dos pilares que sustentam os servidores: os concursos, a estabilidade e a autonomia”.

A valorização do serviço público também foi reforçada pela vice-presidenta da APUB, Ana Lucia Goés, que citou ainda os ataques do governo, como o corte orçamentário na Ciência e Tecnologia. “As universidades públicas são responsáveis por mais de 90% da produção científica do Brasil”.

A Semana do Servidor UFBA, promovida pela Prodep (Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas, acontece até esta quinta-feira (28/10), em comemoração ao Dia do Servidor Público, em 28 de outubro. A programação é extensa e muito interessante. Nesta segunda-feira (25/10), às 14h30, tem mesa sobre teletrabalho e nesta terça-feira (26/10), às 16h30, a ASSUFBA participa da mesa que debate assédio moral e as repercussões para as condições de trabalho.