Seminário no CAHL debate sobre o lugar das Humanidades na universidade

“No local onde a imaginação pode florescer, há humanidades”. A fala é do professor José Crisóstomo, do curso de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele foi o palestrante do seminário “O Lugar das Humanidades na Universidade Contemporânea”, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira, na última quinta-feira, 05 de dezembro.

O bom-humor foi o tom da palestra do professor José Crisóstomo, que, já no início, quis ampliar a temática do encontro, pois, em sua opinião, o lugar das Humanidades tem de ser pensado não só na Universidade, como também, na cultura, política, economia, entre outros. De acordo com ele, devem-se associar as Humanidades a um conceito de poiesis, palavra que está associada ao fazer artístico e material, “de por algo no mundo que antes não estava lá”. O palestrante acredita ainda que todas as ciências fazem parte das Humanidades.

“As humanidades precisam ser no Brasil as humanidades deste e para este país. Humanidades geradas por demandas. Nós (profissionais da área) não trabalhamos para nós mesmos. Trabalhamos para os outros, para a sociedade. Nós não queremos o social como referência só na teoria, nós queremos o social como referência na prática”, completou Crisóstomo. Ao seu lado, o professor Bruno Durães do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) atuou como mediador da palestra e o professor Jorge Cardoso Filho do CAHL foi o debatedor. Ambos são organizadores e coordenadores do I Ciclo de Seminários. Também no local e na mesa de abertura do seminário, o reitor Paulo Gabriel Nacif destacou a importância do evento para a própria definição de universidade: “a universidade é uma construção social e a intensidade de interagir com esta sociedade que a produz depende dessa reflexão”.

O seminário no CAHL foi o segundo encontro de um Ciclo de Debates intitulado “A Universidade Moderna e os Desafios Contemporâneos”. O primeiro, em 22 de agosto, no auditório da Reitoria, campus de Cruz das Almas, teve como convidado o professor Paulo Denisar. Ele palestrou sobre o tema “A Concepção Moderna de Universidade: história e desafios contemporâneos”.

O encontro contou também com uma apresentação cultural dos estudantes Cesinha Damásio, voz e violão, e de Fábio, clarinete, ambos são estudantes do CAHL. Em 2014, os outros campis da UFRB receberão o Ciclo de Debates, com temas afins ao Centro de Ensino de cada campus.

Fonte: http://www.ufrb.edu.br