Seminário discute criação de políticas culturais para universidades

Seminario_CulturaeSociedadeAs entidades públicas são espaços e agentes produtores de cultura. A partir dessa concepção, o 1º Seminário Cultura e Universidade, que ocorre de 22 a 24 de abril no Pestana Bahia Hotel, articula as universidades públicas brasileiras com o objetivo de desenvolver bases para uma política nacional de cultura. O evento, aberto apenas para convidados, terá transmissão on-line de suas mesas temáticas.

O seminário busca estratégias de incentivo para a criação e para o aumento de programas e cursos destinados à formação, à pesquisa e à extensão nas áreas artísticas e culturais. Coordenado na UFBA por Dulce Aquino, Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) e Coordenadora Nacional de Cultura do Forproex, o projeto possui como objetivo principal o planejamento e a construção de políticas públicas culturais voltadas ao contexto universitário brasileiro.

“Como militante da Arte e da Cultura, sempre defendi a necessidade de uma política mais eficaz para as universidades nessas áreas. Uma política que unisse MinC e MEC”, explica Dulce Aquino, professora na Escola de Dança da UFBA.

Com esta demanda, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) realiza, em pareceria com o Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproex) e com as secretarias de Políticas Culturais, de Articulação Institucional e de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), o seminário para aproximadamente 300 convidados. Estarão presentes pró-reitores, representantes dos estudantes e das rádios, TVs e editoras universitárias, além de gestores públicos de órgãos como MinC, MEC, MCTI, CAPES, CNPq e FINEP.

A trajetória artístico-cultural da UFBA transforma Salvador no local propício para a realização do seminário. Mais recentemente, a instituição criou o Bacharelado Interdisciplinar em Artes, mas não se pode esquecer que a universidade possui extensas e antigas representações na área. “Temos uma Escola de Belas Artes desde o século XIX, as Escolas de Música, Dança e Teatro implantadas nos anos de 1950 e os cursos na Faculdade de Comunicação a partir da segunda metade do século XX”, de acordo com Aquino.

Programação

O seminário, que conta com mesas temáticas, grupos de trabalho, além de palestra e plenária, inicia segunda-feira (22/04) às 14h. A mesa de abertura Construindo diretrizes para uma política pública de cultura para as Universidades terá a participação de Dora Leal Rosa, Pró-Reitora da UFBA, Jeanine Pires, Secretária Executiva do MinC, Paulo Speller, Secretário da Sesu/MEC, Luiz Antonio Rodrigues, Secretário Executivo do MCTI, Sandra de Deus, Presidente do Forproex, Laura Bezerra, Representante do Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Carlos Edilson de Maneschy, Presidente da Andifes, e Daniel Iliescu, Presidente da UNE.

Após a abertura, às 15h30, a palestra O legado de Anísio Teixeira para a cultura e a educação será proferida pelo professor Naomar de Almeida Filho, Doutor Honoris Causa pela McGill University, no Canadá, com participarão de Américo Córdula, Bernardo Novaes Machado, Márcia Rollemberg e Cláudia Leitão, respectivamente, das secretarias de Políticas Culturais, de Articulação Institucional, de Cidadania e da Diversidade Cultural e de Economia Criativa do MinC.

A plenária final, os GTs e as demais mesas também poderão ser conferidas por meio da transmissão on-line, localizada no blog do evento.  Mais informações pelos telefones 3240-6388 ou (71) 3240-9646 ou nos sites:  seminarioculturaufba@ufba.br ehttp://culturadigital.br/culturaeuniversidade/

Fonte: www.ufba.br