Seminário discute questões raciais na educação

A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Subúrbio I vai realizar um seminário de comemoração ao Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial, nesta quinta-feira, 21, no auditório da Faculdade Dom Pedro II, no bairro do Comércio, em Salvador.

O evento, que ocorre a partir das 13h30, tem o objetivo de discutir as questões raciais e a implementação da Lei 10639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.

São esperados cerca de 200 participantes, entre gestores, coordenadores pedagógicos e representantes de CREs e da Secretaria Municipal da Educação. A mesa redonda vai abordar temas como gênero e raça, novas ou velhas faces do racismo na sociedade do século XXI e como se manifesta o racismo na área da educação.

A data para realização do seminário foi escolhida em memória ao episódio conhecido como “Massacre de Shaperville”, na Árica do Sul, em 1960, quando estudantes foram mortos durante uma  manifestação contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação.

Durante o protesto, o exército abriu fogo sobre a multidão desarmada, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. O fato abalou o mundo e a data foi instituída para a reflexão sobre a luta do povo negro contra a discriminação.

Fonte: http://atarde.uol.com.br