Serviço público na mira. Previsão de aumento salarial apenas para Forças Armadas em 2020

Os servidores das Forças Armadas serão os únicos com previsão de aumento salarial no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2020. Os militares buscavam um meio de entrar na discussão da reforma da Previdência em um projeto de lei separado. Assim, ganharam contrapartidas generosas do governo Bolsonaro.

O privilégio dos militares é regra, não exceção. Durante as negociações para construir o texto que modifica as regras de proteção previdenciária da categoria, o governo federal negociou a reestruturação da carreira. Os integrantes das Forças Armadas alegam que, já que terão que trabalhar mais, uma vez que o tempo de serviço vai subir de 30 para 35 anos, é preciso reorganizar a estrutura, com compensações.

De acordo com a proposta apresentada pelo governo, cinco pontos vão garantir alguns benefícios aos militares. Para tal, foi criada uma comissão especial na Câmara dos Deputados, que começou a trabalhar em 21 de agosto. Entre os pontos estão: pagamento de um extra mensal maior para qualificação, chamado de adicional de habilitação; compensação com um extra de disponibilidade militar; maior ajuda de custo para o militar transferido para a reserva.