Servidores da UFBA decidem retomar a Greve

Em assembleia realizada na manhã do dia 27 (quarta), na reitoria da UFBA, os servidores técnico-administrativos decidiram pelo retorno à greve, iniciada em 13 de junho e paralisada no dia 14 de julho, quando retornaram as atividades. A categoria acatou o posicionamento do Conselho de Representantes, que indicou o retorno ao movimento, de forma unitária, na reunião desta terça (26).

Durante a assembleia, o pátio da reitoria permaneceu lotado de trabalhadores da UFBA e da UFRB, que já estão em greve e vieram acompanhar a luta dos servidores em Salvador. “Entendemos que este é um momento político crucial e devemos lutar unificados pela nossa correção salarial. O governo entrou com um pedido de julgamento da ilegalidade da nossa greve. Isso é uma ação antidemocrática, é uma ameaça, e ele não vai nos intimidar com essa medida. Não vamos recuar agora”, afirmou o coordenador geral da ASSUFBA Sindicato, Renato Jorge Pinto.

Foto: Américo Barros

A coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Virginia Maciel explicou que o governo, através da Advocacia Geral da União, quer intimidar o movimento com o julgamento da greve, um ato que fere uma mobilização que cumpriu todo o “ritual” jurídico exigido para ser deflagrada.

O movimento retorna com força também no ICADS-CES (Barreiras), onde o Coordenador Antonio Bomfim acompanha a mobilização. Já no IMS-CAT, os servidores, reunidos ontem com o Coordenador Paulo Vaz, aprovaram o encaminhamento da Direção da ASSUFBA. A categoria já vai começar novo calendário de mobilizações para fortalecer a greve dos servidores da UFBA.

Ascom ASSUFBA Sindicato

27/07/11