Assembleia delibera por mobilização total pelos Turnos Contínuos

Foram aprovadas assembleias setoriais que irão preparar a categoria para o enfrentamento

 

Categoria vota  para retirada de delegados. Foto Foco Filmes Américo Barros

Categoria vota para retirada de delegados. Foto : Foco Filmes/ Américo Barros

Em uma assembleia geral bastante movimentada realizada na manhã do dia 12/09 e que lotou o auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, a ASSUFBA Sindicato e a categoria votaram pela representação dos servidores da UFBA na Plenária Nacional da Fasubra Sindical, em Brasília. Foram abertas as inscrições das chapas, quando foram apresentadas (quatro) chapas. A primeira, denominada de Chapa 1, encabeçada por Renato Jorge obteve 100 votos, a Chapa 2, por Luis Macena da Conceição, 13 votos; a Chapa 3, por Thiago de Jesus Rodrigues, 32; e a Chapa 4, por Paulo Abdala, 7 votos, sendo eleitos respectivamente quatro delegados de base. Pelo critério de  proporcionalidade da FASUBRA a CHAPA 1 elegeu três delegados e a CHAPA 3 elegeu um.

Durante a assembleia, os servidores receberam vários informes e avaliaram a semana de mobilizações, realizada entre os dias 26 e 30 de agosto. Essa atividade, por exemplo, foi avaliada de forma positiva pela ASSUFBA porque a categoria aderiu na construção da semana nas unidades da UFBA em Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras e UFRB em Cruz das Almas.

Plenária
Os delegados foram : Inaldo Silva Santana, Edgar de Jesus, Luis Macena da Conceição, Thiago de Jesus Rodrigues e Valmiro dos Santos, como delegado pela direção. A plenária da Fasubra realizada nos dias 13 e 14 de setembro teve como pauta: Painel da CONTUA. (panorama das universidades na América Latina); Debate – Turnos Contínuos e redução da jornada de trabalho; Informes (Direção e Base);

Conjuntura (Balanço da jornada de agosto); Avaliação de indicativo de greve;

O relatório prévio da plenária indica a posição da federação de intensifi car a mobilização no segundo semestre de 2013 e trabalhar na construção de um enfrentamento conjunto com os demais setores do serviço público federal no início de 2014.

Duplo Vínculo

Servidores atenta aos informes. Foto Foco Filmes Américo Barros

Servidores atentos aos informes. Foto: Foco Filmes/Américo Barros

O coordenador geral, Renato Jorge Pinto, informou a categoria de uma importante vitória garantida pela ASSUFBA, a liminar que vai permitir, segundo entendimento do juiz, que os trabalhadores com duplo vínculo comprovem a compatibilidade desses vínculos.
Foram também atualizadas informações sobre a execução e andamento de vários processos jurídicos dos servidores, entre eles, o da HEI (Hora Extra Incorporada), dos 28,86% e dos 3,17%.

Turnos Contínuos e controle de ponto

Coordenador Geral apresenta informes jurídicos. Foto Foco Filmes Américo Barros

Coordenador Geral apresenta informes jurídicos. Foto Foco Filmes Américo Barros

A coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Virginia B. Maciel, abordou Turnos Contínuos e controle de frequência e falou do documento elaborado pela CGP e que teve a contribuição da categoria. “O documento está chegando às unidades para ser respondido, mas a nossa preocupação é com o posicionamento da universidade frente às recomendações da CGU, principalmente em relação ao cartão de ponto, que é muito controverso. Esse posicionamento requer um aguerrimento nosso”.

Para ela, a universidade precisa se colocar qualitativamente em relação aos Turnos Contínuos. “Precisamos de um funcionamento que dê conta da expansão da universidade”.

“Nós não vamos permitir que a universidade nos divida, vamos realizar assembleias setoriais e preparar a categoria para a greve se for preciso”, destacou Renato Jorge Pinto.