Servidores da UFRB aprovam Greve Geral da Educação nos dias 2 e 3 de outubro

Os Técnico-Administrativos da UFRB aprovaram, em assembleia, adesão à Greve Geral da Educação nos dias 2 e 3 de outubro. A categoria estará presente nas atividades em defesa das universidades federais e contra o Future-se.

Durante a assembleia, ocorrida no último dia 20, os servidores avaliaram o indicativo de greve de 48h nos dias 2 e 3 de outubro, entendendo que a luta é importante para ampliar o combate aos sucessivos ataques do governo Bolsonaro à educação. Entre eles, o projeto Future-se, que visa privatizar o ensino superior, os cortes de recursos nas Instituições Públicas de Ensino – IPE, CNPQ, da CAPES, do PNAES e do FUNDEB, além das interferências na autonomia das Instituições Federais de Ensino – IFEs, não respeitando os processos de escolha dos dirigentes conduzidos pela comunidade acadêmica das instituições. 

Os técnicos da UFRB também incluíram novos membros na mesa de negociação permanente que busca o diálogo com a Administração Central da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

O indicativo de deflagração de greve por tempo indeterminado, orientado pela FASUBRA, não foi aprovado pela categoria, que julgou ser necessário construir o movimento, no mínimo, na base da edição e com outros trabalhadores.

Sobre a campanha Fora Bolsonaro, a assembleia avaliou que o cerne dos problemas é a política de retirada de direitos e entreguista da soberania brasileira, orquestrado pelo governo. No entanto, diante da atual conjuntura política, a saída do presidente não vai mudar a política governamental com os atuais possíveis sucessores. 

Como a assembleia aconteceu no mesmo dia em que foi marcada a Greve Mundial do Clima, 20 de setembro, os servidores não puderam aderir e participar das atividades. No entanto, reafirmaram a necessidade e o compromisso da luta em defesa do meio ambiente.