Servidores serão atingidos pela PEC Emergencial 186/2019. Poder de compra pode reduzir pela metade

O Plano Mais Brasil, orquestrado pelo governo Bolsonaro, traz enormes prejuízos ao servidor público. A PEC 186/2019, por exemplo, implica na redução de 25% dos salários dos servidores, com diminuição proporcional de jornada, e congelamento de remunerações pelos próximos sete anos. Se aprovada, vai representar perda de metade do poder de compra dos trabalhadores.

Com redução salarial de 25% e inflação de 4,5% ao ano, ao longo de sete anos, haverá retração de metade do poder de compra dos funcionários públicos até 2026. Algumas pessoas vão argumentar que os servidores ganham bem, mas a média salarial dos trabalhadores da administração pública é de R$ 3.800. Esse valor será reduzido pela metade.

A PEC 186 também terá reflexo na redução dos atendimentos públicos. Por exemplo, se hoje o médico trabalha 8 horas e vai passar a trabalhar seis, isso vai gerar um déficit.  Se hoje pessoas já morrem em filas de hospitais sem atendimento, vai piorar. Se um professor vai ter a carga horária reduzida, isso vai significar menos educação para a população.