Servidores vão aderir à greve geral do dia 30. Decisão foi tomada em assembleia, nesta terça-feira (20/06)

 

Conscientes da necessidade de fortalecimento da resistência contra as reformas trabalhista e da Previdência, pelo Fora Temer e pelas Diretas Já, os Técnico-Administrativos em Educação da UFBA aprovaram, por aclamação, adesão à greve geral do próximo dia 30. A decisão foi tomada durante assembleia, nesta terça-feira (20/06), na Faculdade de Arquitetura.

O coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge, lembrou que, mais do que nunca, é preciso reforçar a mobilização. O projeto neoliberal avança, apesar de o país atravessar uma crise política gravíssima. O Congresso Nacional aprova as medidas nefastas de Temer, sem qualquer preocupação com os trabalhadores.

Neste sentindo, o coordenador de Assuntos Jurídicos da ASSUFBA e membro da FASUBRA, Paulo Vaz, afirmou que o Parlamento ainda tem resistência para aprovar as reformas que prejudicam a classe trabalhadora. Por isso, os servidores têm dois compromissos: contribuir para tirar Temer da presidência e barrar as reformas.

Sobre a campanha salarial, Paulo Vaz criticou, mais uma vez, o governo, que não recebe os trabalhadores para estabelecer diálogo. Em relação ao processo de redistribuição dos servidores, mais silêncio. O MEC não respondeu o ofício enviado pela representação da categoria.

Outro informe foi sobre a Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece nos dias 8 e 9 de julho. A assembleia aprovou a retirada de delegados que participam do evento. No dia 7 de julho, ocorre o Seminário Nacional de Hospitais Universitários (HUs).

 

MCO

Durante a assembleia, a representante da Seção Local da ASSUFBA na MCO, Radinei Santos, relatou os problemas vivenciados pelos servidores na unidade, por conta da falta de condições de trabalho e das arbitrariedades da gestão. Também informou os presentes sobre o ato, ocorrido no último dia 1º, em protesto ao não atendimento das demandas apresentadas pelos Técnico-Administrativos em Educação.

 

Processos Jurídicos

Houve ainda uma atualização dos processos jurídicos. A coordenadora de Assuntos Jurídicos da ASSUFBA, Nadja Rabello, falou um pouco sobre a Hora Extra Incorporada e da dificuldade de acelerar o processo, por conta das manobras da AGU (Advocacia Geral da União) para protelar a ação.

Sobre os 28.86%, está agendada uma reunião, no dia 4 de julho, na nova sede do Sindicato, às 9h, com as pessoas que estão no segundo lote. Os nomes das pessoas serão divulgados pela entidade.

 

Forró contra as reformas, pelo Fora Temer e pelas Diretas Já

O Sindicato já está em clima de São João. Por isso, ao final da assembleia, os servidores curtiram o Forró contra as reformas, pelo Fora Temer e pelas Diretas Já, realizado pela ASSUFBA, na sede da entidade. Música boa, comidas típicas e ornamentação junina abrilhantaram a comemoração. A alegria tomou conta da categoria.