Servidores(as) da UFSB aderem à GREVE e ASSUFBA realiza reuniões de mobilização

Os(as) Técnico(a)–Administrativos(as) em Educação da Universidade Federal do Sul da Bahia aderiram greve em defesa da Reestruturação da Carreira e Recomposição Salarial, iniciada no último dia 11, orientada pela FASUBRA e dirigida pela ASSUFBA Sindicato.

Durante a primeira semana do movimento paredista na UFSB, a ASSUFBA se reuniu com a categoria para a discussão da seguinte pauta:

1. Deflagração da Greve;
2. Instalação do Comando de Greve;
3. Construção de Atividades;
4. Agenda de Ações.

Em todos os encontros, a ASSUFBA fez um breve resgate histórico das negociações com o governo, bem como as razões pelas quais a categoria chegou à greve. Vale destacar que na reunião do dia 22 de fevereiro, com a Mesa Específica de Carreira do PCCTAE, o governo não apresentou nenhuma proposta para reestruturação e, pior, demonstrou total desconhecimento sobre a carreira.

Com a greve deflagrada, a ASSUFBA Sindicato se reuniu, no próximo dia 11, com os(as) TAEs da Reitoria e neste encontro foi instalado o Comando de Greve Local para que, a partir dele, os serviços considerados necessários pela instituição sejam analisados, bem como construção das ações na localidade.

Já no dia 13 de março, a ASSUFBA esteve com os servidores do Campus Jorge Amado (CJA), em Itabuna. Estrategicamente organizados, os(as) TAEs lotados(as) no Campus já estavam com o seu CLG formado, com atividades listadas, prontas a serem desenvolvidas e um espaço separado para a ocupação dos grevistas planejarem e organizarem suas ações.

No dia seguinte, 14 de março, o Sindicato se reuniu com os(as) colegas do Campus Paulo Freire (CPF), em Teixeira de Freitas. Os(as) servidores(as) estavam preocupados(as) em saber quais os serviços seriam considerados como necessários para o funcionamento da instituição. Para isso, o CLG foi instalado com intuito de dirimir e fortalecer o movimento paredista no Campus.

Finalizando a visita da ASSUFBA na UFSB, o encontro no Campus Sosígenes Costa (CSC) ocorreu no último dia 15. Os(as) servidores(as) tiveram a oportunidade de dar as suas impressões em relação à greve, puseram as suas inseguranças e receios, mas foram prontamente tranquilizados pela ASSUFBA Sindicato, sobretudo por ratificar o direito do trabalhador e da trabalhadora na realização da greve. O CLG foi instalado e , assim como os outros, orientados a respeito das providências, responsabilidades e ações a serem desempenhadas por eles.

Vale ressaltar que uma preocupação observada em todos os encontros foi relacionada aos terceirizados. A categoria está apreensiva em relação à sobrecarga destes(as) trabalhadores(as) durante a greve. Nesse sentido foi solicitado à Administração Central sensibilidade diante da situação, que de fato apenas os serviços necessários sejam executados na Universidade.

Por fim, a ASSUFBA Sindicato se coloca à disposição no que tange a defesa do trabalhador e da trabalhadora. Prossigamos na luta, na certeza que a vitória virá.

Post a comment