Solenidade dá início ao curso de Publicidade e Propaganda da UFRB

Uma solenidade no Solar Araújo Pinho, na cidade de Santo Amaro da Purificação, deu início ao bacharelado de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (PP), da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), na tarde da segunda-feira (11).

Professor Robério Riberio foi o mestre de cerimônias da solenidade

Professor Robério Riberio foi o mestre de cerimônias da solenidade

A cerimônia abriu a série de aulas magnas que instituem  o primeiro curso de Publicidade e Propaganda de uma universidade federal na Bahia. Estiveram  presentes o reitor e  vice-reitor da UFRB, respectivamente,  Paulo Gabriel Soledade Nacif e Sílvio Soglia;  a deputada federal Alice Portugal; a diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras, Georgina Gonçalves; o diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Danillo Barata; o secretário municipal de Cultura Rodrigo Veloso;  a Secretária de Educação de Itabuna, Dinalva Melo Nascimento e as publicitárias Vera Rocha e Laura Passos, além do coordenador e idealizador do curso, Robério Marcelo Ribeiro.

O reitor Paulo Gabriel falou sobre o caráter histórico do curso, primeiro bacharelado em Publcidade e Propaganda de uma IES federal baiana, e destacou a atuação da deputada Alice Portugal na implantação da UFRB. “Alice teve uma atuação destacada não só na criação da UFRB, mas no ensino superior na Bahia. É sempre uma honra tê-la por perto”, disse.

Para o professor Robério, que reafirmou o papel decisivo de Alice Portugal na instalação da universidade, “a deputada é uma parceira permanente da UFRB, desde a sua criação, até o presente, nesse processo de expansão que a universidade experimenta. O protagonismo de Alice no ensino superior da Bahia é conhecido e ela faz jus a essa representação que a Bahia lhe conferiu na Comissão de Educação [da Câmara dos Deputados]”, frisou.

Ao falar sobre a expansão do ensino público superior na Bahia, a deputada enfatizou  a relevância histórica da criação de IES federais em território baiano.    “A universidade é uma caixa de ressonância que não tem comparação com nada. Eu estou no parlamento, mas sou da universidade, da velha federal da Bahia, que tem servido de matriz, de ventre, para a expansão que só se deu 60 anos depois, quando a universidade  se voltou do Atlântico para o continente. A partir daí a Bahia mudou, começou a mudar de verdade. Começou a ter tentáculos de conhecimento, de crítica, de autocrítica em relação ao seu território”, disse.

A propaganda é a alma do negócio, diz Alice Portugal

A propaganda é a alma do negócio, diz Alice Portugal

Alice frisou também  a importância do curso de PP para a UFRB e a sintonia que essa  inciativa guarda  com o momento  contemporâneo. “Já diziam os antigos: “a propaganda é a alma do negócio. A publicidade hoje está inserida o contexto interdisciplinar da organização das relações sociais, políticas, econômicas no mundo inteiro. E nós sabemos que esse fazer é um fazer que envolve as novas tecnologias, um vasto conhecimento geral, que envolve o conhecimento da história, que envolve a participação na cidadania e nas relações políticas”.

Durante a solenidade, foram homenageadas por mérito acadêmico, em razão de sua contribuição para a implantação do curso, Dinalva Melo Nascimento, Caroline de Jesus Fonseca Souza, Janete dos Santos, Eliana Silva, Eliana Santos Souza, Mariana Andreia Casali Simões, Juliana Dantas e os professores Georgina Gonçalves, José Péricles Diniz, Meiby Carneiro de Paula Neide e Maurício Tavares.

O curso de PP é o único da UFRB que está instalado em Santo Amaro da Purificação. A programação prossegue com as presenças do professor Jorge Portugal, na terça-feira, dia 12; os secretários estaduais de Educação, Osvaldo Barreto, e de Comunicação Social, Robson Almeida, na quarta-feira, dia 13; e do reitor da UFRB, Paulo Gabriel, que fara aula magna na quinta-feira, dia 14 de novembro.

Fonte: http://aliceportugal.org.br