STF determinada que governo divulgue dados totais da Covid-19

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou que o governo federal divulgue na íntegra os dados relativos ao contágio e às mortes pelo novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Desde a última sexta-feira (05/06), o Ministério da Saúde parou de informar os números totais da contaminação e passou a divulgar apenas os números diários. 

O pedido de liminar acatado pelo magistrado foi feito pelo PCdoB e outros partidos de esquerda em uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF). De acordo com o ministro, as decisões tomadas pela pasta podem causar consequências desastrosas para a população. 

“Caso não sejam adotadas medidas de efetividade internacionalmente reconhecidas, dentre elas, a coleta, análise, armazenamento e divulgação de relevantes dados epidemiológicos necessários, tanto ao planejamento do poder público para tomada de decisões e encaminhamento de políticas públicas, quanto do pleno acesso da população para efetivo conhecimento da situação vivenciada no país”, afirmou Alexandre de Moraes.