STI lança novo e-mail para a comunidade da UFBA

Sistema ufbam@il estará ativo a partir de 19/08

A partir das 7h de segunda-feira (19/08), o novo sistema de colaboração da Universidade Federal da Bahia, denominado ufbam@il, entra em operação e estará disponível para todos os servidores (docentes e técnico-administrativos), alunos e prestadores de serviço que já possuem conta de e-mail no domínio ufba.br.   A nova ferramenta, apresentada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), é fruto de investimentos que UFBA tem feito em equipamentos e sistemas com o objetivo de fornecer serviços de maior qualidade, desempenho e confiabilidade aos usuários.

Além de substituir o atual sistema de correio eletrônico institucional (@ufba.br), o serviço incorpora funcionalidades capazes de proporcionar uma nova experiência de uso. Com maior espaço de armazenamento, flexibilidade e simplicidade, o ufbam@il integra as principais facilidades de e-mail, compartilhamento de documentos, gerenciamento de contatos, calendário e tarefas, entre outras.  Aumenta a produtividade em qualquer ambiente: Windows, Mac ou Linux, além de dispositivos móveis e possui recursos de segurança exclusivos com um moderno sistema de antivírus e antispam com auto-aprendizado.

Migração

Para concluir o processo de implantação do novo sistema é necessária uma parada programada no ambiente para migração das mensagens do sistema atual para o novo. Por isso, o sistema de e-mail ficará indisponível a partir de 19h de sexta-feira (16/08)  até as 07h da segunda-feira (19/08).  Após a migração das contas, os usuários deverão acessar o ufbam@il por meio do endereço mail.ufba.br.  As mensagens armazenadas no servidor do sistema atual serão migradas e estarão acessíveis no novo ambiente. Além disso, todas as mensagens recebidas durante a parada programada serão entregues.

Os usuários que desejarem acessar o ufbam@il a partir de aplicativos clientes de e-mail (como Outlook, Thunderbird, entre outros) devem realizar a mudança de configuração dos endereços SMTP e IMAP/POP3 para os seguintes:

– Envio de mensagens ->    SMTP:  smtps.ufba.br – porta 465

– Recebimento de mensagens->   IMAP: imaps.ufba.br – porta 993, ou POP3: pop3s.ufba.br – porta 995

Embora seja possível acessar o novo ambiente através de clientes de e-mail, é preferível e recomendado que todo o acesso seja realizado através da Web (mail.ufba.br), pois um conjunto de funcionalidades importantes (agenda, porta-arquivos, etc.)  só estará presente nessa interface.

É importante que os usuários façam as modificações necessárias nas configurações dos novos endereços de SMTP, IMAP ou POP, que já estão ativos. Desta forma, o acesso ao novo sistema a partir do dia 19/08, funcionará automaticamente. Os endereços antigos só estarão válidos até o dia 26/08.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos através da Central de Serviços da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), pelo telefone 3283-6100.

Fonte: UFBA