Tabelionatos de Salvador voltam a funcionar

Depois de quase uma semana lidando com as dificuldades apresentadas na implantação do sistema informatizado de selagem, o E-Selo, nos cartórios, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) resolveu suspender seu uso. Com isso, o TJ espera normalizar o atendimento ao público, que foi prejudicado nos últimos dias.

Como consequência, os tabelionatos de protestos de Salvador, os primeiros privatizados a entrarem em funcionamento, voltaram a atender ontem, depois de dois dias parados.

O problema de sincronismo entre o sistema de selagem digital e os sistemas informatizados dos cartórios atingia 30 % das repartições. A assessoria de comunicação do TJ informou ainda que sua equipe de analistas de sistema está trabalhando para solucionar os problemas apresentados pelo E-Selo e tão logo o sistema esteja apto a sincronizar com todos os cartórios, voltará a ser utilizado. Enquanto isso, os cartórios utilizarão o selo auto-adesivo, método de selagem usado anteriormente.

Tabelionatos – Os quatro tabelionatos, que desde segunda-feira (26) estão tentando funcionar plenamente, tiveram suas portas reabertas desde a manhã de ontem.

Contudo, devido à suspensão do uso do E-Selo, o funcionamento foi precário. “Com a suspensão da selagem digital, nossos analistas estão trabalhando para ajustar o nosso sistema à nova realidade. Este trabalho está afetando o sistema como um todo e causando lentidão”, informou Marli Trindade, tabeliã de protesto do 1º Ofício.

O movimento de usuário, no entanto, não foi intenso. “Acredito que o fato de estarmos fechados nesses últimos dois dias fez com que os usuários não aparecessem hoje (ontem). Acredito que amanhã, depois de ser noticiado pela mídia, o movimento será normal”, disse. Apesar da lentidão do sistema, os quatro tabelionatos estavam aptos a fazer lançamento de intimações, a emitir o DAJE e boletos de pagamentos.

Trindade informa ainda que por ter sido atípico, o dia de ontem não valerá para a contagem de prazo de protestos. A tabeliã acredita que a partir de amanhã os tabelionatos de protesto estarão funcionando a pleno vapor.

FONTE: Tribuna Online