Taxa de desemprego no Brasil segue elevada

De acordo com IBGE, a taxa de desocupação recuou 1,4 ponto percentual no trimestre compreendido entre junho e agosto, chegando a 13,2%. Apesar da leve retração, o desemprego segue elevado no país. No mesmo período, 19 milhões de brasileiros estavam desempregados no período, somando 13,7 milhões que estavam procurando emprego durante a pesquisa aos 5,3 milhões de pessoas consideradas desalentadas por desistirem de procurar uma oportunidade.

A população ocupada, estimada em 90,2 milhões, teve crescimento de 4% e pela primeira vez no ano ultrapassou 50% da população em idade ativa, fechando o trimestre em 50,9%.  

Os números refletem a situação brasileira, com uma recuperação da economia lenta. Isso tudo por conta da gestão desastrosa do governo Bolsonaro, que vira as costas para o país e a população.

Se não houver mudança no governo, a situação atual vai continuar a mesma ou piorar. Conforme informações do IBGE, só em 2020 foram destruídos mais de 7 milhões de postos de trabalho. A taxa de desemprego hoje é o dobro do ano de 2016, antes era de 6,2% e agora está em 13,2%.

Leia aqui a íntegra da nota divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (27).