Técnico-administrativos da UFBA aprovam saída unificada da greve

assem3

Os técnico-administrativos da UFBA aprovaram a saída unificada da greve da categoria e assinatura do acordo com o governo na manhã desta terça-feira (22/9), durante assembleia geral na Faculdade de Arquitetura. Na ocasião, os trabalhadores acataram, por unanimidade, a proposta orientada pelo CNG da Fasubra e aprovada pelo CLG da UFBA em reunião na tarde de segunda (21).

Na sexta-feira (25/9), acontece reunião com o reitor João Carlos Salles, às 14h, na Reitoria, para tratar da pauta local da categoria. Na próxima segunda-feira (28/9), tem reunião do CLG na Faculdade de Arquitetura, às 9h, para tratar da conjuntura. Já na terça (29), acontece nova assembleia geral da categoria, na Faculdade de Arquitetura. A orientação do CNG aponta a saída da greve para o dia 30 de setembro.

A assembleia desta terça teve início com os informes jurídicos. Renato Jorge, coordenador Geral da Assufba, informou que os 3% da parcela do lote de Antônio Carlos Lopes Sena será pago a partir da segunda-feira (28/9). Já sobre o lote de Renilda Daltro, Renato informou que o processo foi vitorioso e saiu uma correção. Agora, a Assufba irá marcar reuniões para tratar de cada lote separadamente.

Sede Administrativa

Renato Jorge fez uma apresentação sobre a atual sede administrativa e o imóvel que está em análise para compra. A técnica Rosângela Silva, que participou de comissão para visitar o imóvel, apresentou sua impressão. “É uma casa muito boa, mas precisa de algumas reformas. É bastante ampla, com acesso para cadeirantes e de fácil acesso. Acredito que o local vá proporcionar mais conforto para todos nós.”

De acordo com Renato, a comissão formada por técnico-administrativos, um engenheiro e uma consultoria técnica já aprovaram o imóvel. A indicação da compra da casa foi aprovada com um voto contrário e três abstenções dos técnicos presentes na assembleia.

assem2

Informe Nacional

Segundo Paulo Vaz, coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba e integrante da Fasubra, após quase 120 dias em greve, os técnicos precisavam tomar uma decisão sobre o movimento, iniciado em 28 de maio.

“Ontem (21), o CNG recebeu documento do governo explicando itens da última proposta que não haviam ficado claros. O CNG decidiu pela orientação de aceitar o acordo e encerrar a greve de forma unificada. Essa orientação será votada nas assembleias de base que acontecem nesta terça e quarta.” Em seguida, Paulo Vaz leu o comunicado da Fasubra falando sobre a conjuntura política e econômica atual.

Abono de Permanência

Dentre os pontos do ajuste fiscal divulgado pelo governo, está o Abono de Permanência, iniciativa que atingirá todos os servidores públicos federais do país. Só na UFBA, a medida atinge 714 trabalhadores.  “Tem setores que irão parar se isso for cumprido. Precisamos nos mobilizar quanto a isso, pois esses trabalhadores trazem consigo toda a experiência da universidade”, declarou Renato Jorge.

O coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim, leu o informe do CLG da UFBA com a impressão dos últimos acontecimentos da greve da categoria. Após apresentação dos informes, os técnicos expuseram suas opiniões e impressões sobre a greve e o acordo apresentado pelo governo.

 

Fotos; Foco Filmes / Américo Barros