Técnico-administrativos da UFBA permanecem em greve contra a PEC 55

Além da deliberação da manutenção da greve contra a PEC 55, a assembleia dos técnico-administrativos em Educação da UFBA, que aconteceu nesta quinta-feira (17/11), na Escola Politécnica, aprovou, por unanimidade, o calendário de ações para fortalecimento do movimento paredista. O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, iniciou a atividade relatando as últimas ações do Comando Local de Greve para ampliar o engajamento da categoria e da população contra a Proposta de Emenda à Constituição que devasta o serviço público e áreas fundamentais para o país como saúde e educação.

img_4472

Para Renato, o governo ilegítimo de Michel Temer quer reduzir o papel das Universidades Federais e penalizar a camada mais baixa da pirâmide social, justamente quem mais precisa dos serviços públicos, que terão recursos congelados nos próximos 20 anos, caso a PEC 55 seja aprovada. “Eles não têm compromisso social”.

O coordenador para Assuntos Jurídicos da Assufba e membro da FASUBRA, Paulo Vaz, falou para a plenária sobre as mobilizações em Brasília. A Federação deve participar da reunião entre a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e o presidente do Senado, Renan Calheiros, para discutir a publicação do acórdão do STF , sobre o corte de ponto dos servidores em greve. O entendimento é que a autonomia universitária deve ser respeitada. Outro encontro deve acontecer com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lucia.

img_4468

A fim de fortalecer ainda mais as ações, a FASUBRA orientou que fossem feitas visitas aos senadores para convencê-los dos riscos das propostas e a votarem contra a PEC 55. No dia 29/11, data prevista para a primeira votação da matéria no Senado, acontece o Ocupa Brasília, uma grande caravana com entidades sindicais de todo o país.

O Comando Local de Greve contou à categoria como foram as últimas reuniões realizadas, em especial o encontro com os Pró-Reitores da PRODEP, PROGRAD e PROPCI para discutir os serviços essenciais na Universidade, sobretudo, as matrículas. Não há consenso ainda sobre o assunto. Portanto, os debates devem ser aprofundados.

img_4533

Confira o calendário de ações aprovado por unanimidade na assembleia:

 

18/11 – Debate sobre o direito do trabalhador e a PEC 55, com o senador Paulo Paim (PT-RS), às 14h, na Faculdade de Arquitetura

20/11 – Lavagem da Estátua de Zumbi

22/11 – Reunião do Comando Local de Greve da UFBA

23/11 – Ato na Praça da Piedade

24/11 – Assembleia geral, às 9h, na Faculdade de Economia