Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação do SMURB escolhem a nova Seção Sindical da ASSUFBA

Na manhã desta terça-feira (21/11), a Coordenação do Sindicato se reuniu com os/as trabalhadores(as) do SMURB e decidiram os nomes que vão representar o Serviço até 2026. Os(as) servidores(as) Patricia de Souza, José Carlos Macedo e Claudiomiro da Conceição, foram escolhidos como titulares, e os nomes de Iolanda Pereira, Gleide de Araújo e Daniel Cavalcante, suplentes.

O coordenador Geral, Renato Jorge, começou a reunião atualizando a categoria sobre as duas Mesas Nacionais de Negociação que tratam dos temas decisivos para os técnicos no próximo ano. A Recomposição Salarial e a Reestruturação da Carreira. Ambos necessitam da pressão da categoria para que sejam incluídas ainda este ano na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 e poder mudar o cenário da categoria que recebe o pior piso salarial do Executivo. Além da pressão pela Recomposição, os(as) TAE lutam pela equiparação dos benefícios, para o mesmo valor pago aos outros setores do Governo.

Nos informes locais, os Turnos Contínuos foram tema da conversa. As CIAJL foram esvaziadas ao longo do tempo e agora com sua retomada, fruto da luta da ASSUFBA, o Sindicato está em atuando para que todos os processos sejam analisados e finalizados nesta Gestão da UFBA. Como encaminhamento, os representantes do Sindicato na CAJ Central, que atualmente são três, vão se inteirar sobre os processos do SMURB para garantir que ele, sejam deferidos.

Além das informações nacionais e locais, as atualizações sobre os processos coletivos movidos pela ASSUFBA também foram levadas, o que inclui o 3.17%, 28.86% e o Processo da URP. Todos vitoriosos e já na fase de execução com o começo dos pagamento das superprioridades autorizados(as).

NOVA SEÇÃO SINDICAL DO SMURB

A nova Seção vai fortalecer as ações do Sindicato e dialogar com as pautas internas do SMURB. Na oportunidade, os servidores ajustaram em agendar uma conversa com o Reitor da UFBA, Prof. Paulo Miguez, para tratar da estrutura do SMURB, em uma conversa franca e direta com a avaliação das condições. O coordenador, Renato Jorge, frisou a situação de acirramento do ambiente de trabalho.

“O SMURB enfrenta a situação onde os números de atendimento aumentaram, o espaço sendo comprimido, e hoje temos uma estrutura que por mais esforço que vocês (trabalhadores) façam, não dão conta da estrutura física precária ”, indagou Renato.

Outra ponderação importante foi recordada por Renato, onde há 10 anos atrás, a universidade instalou o SMURB no prédio do Ambulatório Professor Francisco Magalhães Neto, com a promessa de que seria provisório. Até hoje, nada foi feito, e o local não suporta a quantidade de estudantes, professores e técnicos atendidos. A coordenação do Sindicato mobilizou os presentes com a importância de se retomar a Campanha Pelo Prédio do SMURB.

Nos encaminhamentos firmados, o Sindicato combinou de levar a PRODEP para uma conversa, mostrando a realidade dos trabalhadores, reforçando a urgência de uma nova estrutura para o SMURB. Na ponderação de Renato, o SMURB é muito respeitado pelos estudantes e servidores e isso não pode ser negligenciado. É preciso dar condições para o que já funciona com excelência.

 

10