Técnicos aprovam, por unanimidade, participação nas paralisações dos dias 22 e 29/09

Por unanimidade, os técnico-administrativos da UFBA aprovaram, em assembleia, na Faculdade de Economia, adesão à paralisação desta quinta-feira (22/09) e no próximo dia 29, em defesa dos direitos, contra as reformas trabalhista e previdenciária e projetos em tramitação no Congresso Nacional, que promovem verdadeiro desmonte no serviço público, como o PLP 257/16 e a PEC 241/16.

O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, conclamou os servidores para que participem ativamente das mobilizações contra os retrocessos previstos nas medidas anunciadas pelo governo Michel Temer. O engajamento de cada trabalhador fortalece a luta. A categoria tem de reagir e pressionar para que direitos historicamente conquistados não sejam perdidos. Inclusive, o Sindicato promove ato, no dia 29, às 9h, na Reitoria da UFBA.

img_0879

Além contar aos técnicos presentes sobre as manifestações em defesa dos servidores que aconteceram em Brasília, durante a Caravana Nacional, entre os dias 12 e 15 de setembro, o coordenador de Assuntos Jurídicos e integrante da FASUBRA, Paulo Vaz, relatou como foi a reunião entre a Federação e o MEC (Ministério da Educação), ocorrida nesta quarta-feira (21/09).

Um dos assuntos em pauta foi o acordo de greve de 2015 da categoria, que prevê, entre outras coisas, aumento salarial e incentivo à capacitação. A equipe do governo disse de cara que não tem conhecimento do teor do documento, por isso, é necessário estudá-lo. Para tanto, solicitou um prazo de 30 dias. Uma nova reunião deve acontecer no dia 21 de outubro.

Também foi cobrado esclarecimentos sobre os cortes orçamentários nas Universidades e a possível privatização integral da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

img_0789

A assembleia contou com a participação do secretário de Previdência, Aposentados e Pensionistas da CTB, Pascoal Carneiro, que chamou a atenção da categoria para a necessidade de engajamento diante do atual momento político do país. Depois dos informes jurídicos, o coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, convidou a categoria para a feijoada cultural, servida no local após a assembleia, e para a caminhada na tarde desta quinta-feira (22/09), a partir das 15h, no Campo Grande, contra o ajuste fiscal do governo que acerta em cheio os servidores.

img_0941

Fotos: Américo Barros /Focos Filmes