Técnicos da UFBA aprovam continuação da greve até assinatura de acordo

A assembleia contou com esclarecimentos sobre os últimos acontecimentos da greve dos técnico-administrativos em todo o país

A assembleia contou com esclarecimentos sobre os últimos acontecimentos da greve dos técnico-administrativos em todo o país

Na manhã desta terça-feira (29/9), técnicos ativos e aposentados da UFBA estiveram reunidos na Faculdade de Arquitetura, Federação, durante assembleia geral da categoria, que reafirmou que a greve só terminará quando houver a assinatura do acordo entre Fasubra e governo.

Na ocasião, os presentes aprovaram, por unanimidade, uma passeata da Faculdade de Arquitetura até a Reitoria, na segunda-feira (05/10), após a realização de nova assembleia. Ao chegarem na Reitoria, os técnico-administrativos pretendem promover um grande ato para chamar a atenção da sociedade para a situação da UFBA e dos trabalhadores.

O coordenador Geral da Assufba, Renato Jorge, apresentou aos presentes a situação atual da greve dos técnicos, que ainda não foi encerrada porque não houve a assinatura do acordo com o governo federal. Segundo ele, a Fasubra orientou novas rodadas de assembleias nas bases na segunda e terça-feira (05 e 06) para avaliação da conjuntura. Provavelmente, o acordo seja assinado ainda nesta semana.

A assembleia contou com a presença da técnica-administrativa da Unilab, Ione Santos, que falou dos problemas que afetam os trabalhadores daquela universidade. De acordo com a trabalhadora, por conta da distância geográfica da sede da Unilab, no Ceará, e do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, algumas dificuldades administrativas têm sido recorrentes.

Inclusive, ela convidou os presentes para o ato da sexta-feira (02/10), quando será entregue um documento ao reitor que fala sobre a questão da paridade. O Setor Jurídico da Assufba colabora com a confecção deste documento. A assembleia aprovou, por unanimidade, a construção de um documento em apoio aos colegas da Unilab.

A categoria lotou o auditório da Faculdade de Arquitetura, nesta terça-feira (29)

A categoria lotou o auditório da Faculdade de Arquitetura, nesta terça-feira (29)

Informes

Antônio Bomfim, coordenador de Formação Sindical da Assufba, fez a leitura dos últimos informes do Comando Nacional de Greve da Fasubra e as deliberações apontadas às bases.

Na sequência, Edilene Costa, integrante do CLG-UFBA e que acabou de retornar do CNG, falou sobre as ações realizadas no período em que esteve em Brasília, participando do Comando da Fasubra. Segundo ela, quando o CNG decidiu pela assinatura do acordo com o governo, a categoria sabia que não era a proposta ideal, mas ao menos foram conquistados alguns avanços.

Audiência

Na última sexta-feira (25/9), o CLG-UFBA e a Coordenação da Assufba participou de reunião com o Reitor João Carlos Salles e a Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas, Lorene Pinto, quando os técnicos trataram de pontos da pauta local da categoria.

Renato Jorge informou que a Reitoria ficou de apresentar lista com as unidades que possuem trabalhadores com Abono de Permanência, questão que afeta os professores também. Foi solicitada, ainda, uma reunião para tratar das questões dos técnicos dos Hospitais Universitários, com as presenças dos superintendentes da Ebserh da MCO e do Hupes, além da Prodep.

Fernando Bandeira, integrante do CLG-UFBA, falou sobre o encontro com a Reitoria. Segundo ele, o Reitor João Carlos apontou que existem pontos na pauta que podem avançar, a exemplo da mesa permanente de diálogo. Outra questão é o investimento na capacitação e qualificação dos técnicos. A Universidade investirá na educação à distância.

 

FOTOS: Foco Filmes / Eduardo Paranhos