Técnicos da UFRB participam de jornadas doutorais em Portugal

Técnico-administrativos e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) formaram o grupo de 15 doutorandos participantes da Sessão de Abertura das Jornadas Doutorais, Seminário de Formação, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), em Portugal. O encontro aconteceu de 29 de setembro a 10 de outubro.

“A jornada possibilita aos doutorandos uma vivência acadêmica, institucional, científica, cultural e pedagógica, além do fortalecimento do vínculo com o professor orientador da Universidade do Minho. Certamente, é uma experiência significativa na formação e capacitação dos doutorandos”, afirma a coordenadora Institucional do Doutorado em Ciências da Educação (Convênio UFRB/UMinho), Rosineide Mubarack, da Pró-Reitoria de Graduação, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI/UFRB). Já na opinião do reitor Paulo Gabriel Nacif, trata-se de uma importante ação da UFRB visando à capacitação e qualificação dos servidores.

Organizada pelos Departamentos de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão, Teoria da Educação, Educação Artística, Física, Psicologia da Educação e Educação Especial da UMinho, a jornada busca acompanhar o servidor/estudante, principalmente no desenvolvimento da sua tese. Em continuidade à jornada, um segundo grupo de 13 doutorandos da UFRB está previsto para ir ao UMinho, no período de 10 a 21 de novembro de 2014, para participar do Seminário de Formação promovido, desta vez, pelos Departamentos de Ciências Sociais da Educação, de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa.

Protocolo de Cooperação

Desde 2010, a UFRB e a UMinho celebraram Protocolo de Cooperação Técnico-Científica e Cultural visando à formação de professores e técnico-administrativos da UFRB. Em setembro de 2012, foi assinado o Termo Aditivo ao Protocolo.

Por meio deste documento, as instituições celebraram um programa de formação de doutoramento e pós-doutoramento, a concretizar-se no âmbito das especialidades do Doutoramento em Ciências da Educação do Instituto da Educação da UMinho. Os cursos são realizados no Brasil, com sede na UFRB, e certificação com diploma final da UMinho. A primeira turma teve início em 2013. O Termo Aditivo tem vigência de quatro anos.

O programa de formação de doutoramento da UFRB e UMinho abrange 28 servidores da UFRB (21 docentes e sete técnico-administrativos), distribuídos entre os cinco Centros de Ensino existentes à época da assinatura do termo aditivo: Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Centro de Formação de Professores (CFP), Centro de Ciências Sociais (CCS) e Centro de Artes, Humanidade e Letras (CAHL). Os cinco componentes curriculares obrigatórios previstos já foram ministrados pelos docentes da UMinho nos Centros de Ensino da UFRB.

Fonte: UFRB