Técnicos discutem rumos do movimento nacional e local da categoria

Coordenação da Assufba apresentou as últimas iniciativas do movimento nacional e da negociação com o governo

Coordenação da Assufba apresentou as últimas iniciativas do movimento nacional e da negociação com o governo

Em mais uma assembleia representativa, os técnico-administrativos da UFBA estiveram reunidos na Faculdade de Arquitetura, na manhã da última segunda-feira (05/10). Na ocasião, os presentes trataram de temas referentes ao Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (SMURB), da pauta local e da conjuntura da greve e da possibilidade de assinatura de acordo com o governo para os próximos dias.

Dr David Varela fala sobre o Serviço Médico Universitário

Dr David Varela fala sobre o Serviço Médico Universitário

O encontro teve início com uma apresentação sobre a situação do SMURB, feita pelo responsável pela unidade, o médico David Varela. Segundo ele, “o serviço passa por um momento de transição e a expectativa é a de oferecer um serviço ainda melhor e de qualidade para as mais de 47 mil pessoas assistidas.”

David fez um breve histórico sobre o SMURB, apresentou as ações recentes do serviço, a exemplo do curso de brigadista e a quantificação de riscos físicos e químicos. “Agora, temos o GT de Saúde, que foi constituído no final de 2014. Reunimos-nos a cada 15 dias, à tarde, na sede da Prodep.”

De acordo com Mário Sérgio, coordenador de Esportes da Assufba, nos últimos seis meses o GT de Saúde tem discutido o novo modelo a ser adotado pelo servido médico da UFBA. “É importante que todos participem, venham para o debate, para que possamos implantar um serviço que atenda as demandas da população.”

Após as explanações, os presentes aprovaram, por unanimidade, uma moção de louvor para o Serviço Médico Universitário Rubens Brasil.

Apoio

Renato pediu união da categoria e que os técnicos não se calem diante de situações injustas dentro da universidade

Renato pediu união e que os técnicos não se calem diante de situações injustas

Coordenador Geral da Assufba, Renato Jorge apresentou a categoria a situação do técnico-administrativo João Abreu, lotado no Instituto de Letras, que foi reprovado por duas vezes na avaliação do estágio probatório. Agora, o trabalhador corre o risco de ser demitido e os presentes aprovaram, durante a assembleia, que a Assufba ofereça suporte jurídico para realizar a defesa do mesmo.

Em seu relato, João Abreu, que é transplantado, declarou sofrer perseguição na unidade. “Dos técnicos que trabalham lá, apenas eu trabalho oito horas por dia. Meus colegas trabalham seis horas.”

Renato Jorge declarou que não é a limitação de saúde dele que o fez ser reprovado duas vezes na avaliação e nem ter de trabalhar duas horas a mais do que os outros técnicos. “Essa é uma situação muito grave e nós não podemos deixar que isso piore. Precisamos estar juntos e unidos”, declarou.

Durante encontro em Arquitetura, técnicos aprovam deliberações da categoria

Durante encontro em Arquitetura, técnicos aprovam deliberações da categoria

Informe Nacional

Paulo Vaz, coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba e integrante da Fasubra, apresentou o andamento da negociação com o governo, as últimas ações do Comando Nacional de Greve e declarou que a assinatura do acordo entre a federação e governo deverá acontecer na tarde desta quarta-feira (07/10).

“O CNG orientou assembleias nesta segunda e terça-feira. E, se as bases aprovarem a proposta final, a assinatura do acordo acontece na quarta-feira e o retorno unificado na quinta-feira, oito de outubro”, declarou Paulo.

Os presentes aprovaram a orientação da Fasubra por ampla maioria e com apenas uma abstenção. Os técnicos se reúnem novamente na quinta-feira (08/10), às 9h, na Faculdade de Arquitetura.

Fotos: Foco Filmes / Eduardo Paranhos