Trabalhadores da UFRB lutam pela aprovação da Resolução dos Turnos Contínuos

Reunido na última quinta-feira (05/06), na sede da Seção Local da Assufba, o Comando Local de Greve da UFRB (CLG-UFRB) tratou da avaliação do movimento e apresentou os informes locais e nacionais aos presentes. Aida Maia, coordenadora Geral da Assufba, foi responsável por divulgar as indicações contidas no IG.

Na ocasião, aconteceu ainda a apresentação das definições retiradas da reunião do Consuni, realizada no último dia 23, que debateu a paralisação dos servidores técnico-administrativos. Além disso, tratou-se também da reunião do Conselho Acadêmico (Conac), ocorrida no dia 30/04, com pauta sobre o Calendário 2014.

Segundo os dirigentes, no encontro da Consuni foi reafirmado o apoio anteriormente emitido, pelo Conselho, às reivindicações da greve dos técnico-administrativos, e foi aprovada a emissão de ofício direcionado ao MEC solicitando abertura de negociação. Foi delegado ao presidente do Conselho negociar com o CLG a realização das matrículas para que após o retorno as atividades dos trabalhadores aconteça a volta as aulas.

Trabalhadores fecharam a Reitoria no dia 27 de maio

Trabalhadores fecharam a Reitoria no dia 27 de maio

Já na reunião do Conac foi encaminhada a intenção de que a Reitoria negocie com o CLG a realização da matrícula para início do semestre após da aprovação do calendário acadêmico e fim da greve. Foram apresentadas as demandas da Reitoria conforme oficio 193/2014, solicitando a realização de matrícula dos discentes da UFRB.

Por unanimidade, foi aprovado pelo CLG que as demandas seriam aceitas conforme o atendimento da pauta local, que pede a apreciação pelo Consuni da minuta dos turnos contínuos e composição de comissão para avaliar a disponibilização de área para construção de conjunto habitacional dos servidores da UFRB.

Após a reunião, o CLG fez um ofício com a contraproposta da categoria e enviou a Reitoria, que respondeu de imediato e positivamente aos itens apresentados. Na reunião do Consuni a ser realizada em 09 de junho, serão avaliados as questões acima e o CLG já indicou para compor a comissão Aida Maia e Luis Gustavo e pela Reitoria, Leonardo Pontes e Welington de Souza.

O CLG da UFRB ainda deliberou apoio ao documento do CLG da UFBA que condiciona o retorno às atividades após resolução do ponto pauta local: minuta dos turnos contínuos e disponibilização de área para construção de conjunto habitacional dos servidores da UFRB.

Ações

No último dia 27, o Comando Local de Greve da UFRB, seguindo instrução do calendário proposto pelo CNG da Fasubra, fechou a Reitoria da Universidade durante todo o dia. Em reunião realizada na frente da UFRB, a Assufba apresentou aos trabalhadores os informes locais e nacionais do movimento e trataram dos itens da pauta aprovada na reunião CLG do dia 21/05, que trazia a avaliação do movimento.

Nos informes, foram repassadas as informações de que não houveram avanços na negociação com o governo e por isso a necessidade de cobrar abertura de negociação. Foram informados também os acontecimentos da reunião do Consuni, que ocorreu no dia 23/05, e debateu a paralisação dos servidores técnico-administrativos.

Sobre a avaliação da greve, os presentes fizeram explanação de como estava o funcionamento/adesão ao movimento paredista, sendo avaliado como impactante a paralisação da categoria para a UFRB. Já no dia 28, os trabalhadores fecharam o prédio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Superintendência de Implantação e Planejamento do Espaço Físico.

Calendário de greve UFRB

09/06 – 15h, Sessão extraordinária do Conselho Universitário, na Sala dos Conselhos – Prédio da Reitoria: Apresentação da Minuta da Resolução de Regulamentação do Processo de Implementação e Avaliação da Flexibilização para Ajuste de Turnos Contínuos.

 10/06 – 9h30 – Assembleia geral para avaliar a greve, na sede da Seção Local da Assufba.