TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO FAZEM MARCHA E PROTOCOLAM OFÍCIO NO PALÁCIO DO PLANALTO

FASUBRA SPFS 2952014

Entidades do Fórum Nacional de Entidades do Serviço Público Federal, no qual a FASUBRA Sindical se insere, realizaram uma atividade que culminou com o protocolo no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (29,) de ofício que solicita audiência com a presidenta Dilma Roussef para tratar das reivindicações da pauta da Campanha Salarial Unificada 2014.

A decisão ocorreu após várias tentativas do Fórum em abrir negociação com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). No Palácio do Planalto, representantes da FASUBRA, CONDSEF, SINASEFE, CUT E FENAJUF foram recebidos pelo Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que afirmou que o governo federal reconhece que o percentual de reajuste concedido em 2012, de 15,8% (dividido em três parcelas) ficou abaixo da inflação, mas salientou que não existe margem para negociar este ano, pois os acordos ainda estão em vigência. Mas pontuou em analisar por dentro do governo outros pontos da pauta que não têm necessariamente haver com salários.

No entanto, comprometeu-se a intermediar o diálogo entre os trabalhadores e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – mais precisamente com a ministra Mírian Belchior – e entregar pessoalmente o ofício elaborado à presidenta Dilma Roussef. Uma das demandas presente na pauta do conjunto do funcionalismo do serviço público federal é a antecipação da última parcela de do acordo fechado em 2012 e que deverá ser paga aos servidores em 2015.

A representação da FASUBRA aproveitou a oportunidade para solicitar abertura de negociação com o MEC para resolver o conflito instalado com a nossa greve. A representação do governo se comprometeu a fazer conversas internas na perspectiva de abertura do diálogo.

Texto: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA Sindical

Foto: Graziela Almeida (Condsef)