Tratada com descaso, área ambiental do governo Bolsonaro já perdeu cerca de 10% dos servidores

Com o governo Jair Bolsonaro, a área ambiental do Executivo já perdeu aproximadamente 10% dos servidores. As informações são da reportagem da BBC News Brasil, que apontou redução tanto no Ministério do Meio Ambiente (MMA) quanto nos principais órgãos de fiscalização, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Comandado pelo advogado Ricardo Salles, o Ministério do Meio Ambiente da gestão Jair Bolsonaro é criticada tanto por servidores como ambientalistas. De acordo com a reportagem, na posse do presidente (janeiro de 2019), os três órgãos tinham 5.794 servidores ativos. Atualmente, há 578 servidores a menos, no total de 5.216. A redução foi de 9,97%.

Ainda conforme a BBC News, o quadro de funcionário reduzido contribui para prejudicar a aplicação da política ambiental brasileira.

Como exemplo do descaso ocorrido durante o governo Bolsonaro, em seus dois primeiro anos ocorreu uma forte aceleração do desmatamento e o aumento de incêndios na Amazônia e no Pantanal.