TSE adia julgamento de duas ações contra a chapa Bolsonaro-Mourão; ministro acredita ser necessário mais tempo para avaliação

O julgamento das duas ações que pedem a cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Moutrão voltaram, nesta terça-feira (09/06), à discussão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista e a decisão foi adiada. Ele acredita ser necessário ter mais tempo para análise do caso.

Desde 2019 que essas ações percorrem o TSE. À época, o ministro Edson Fachin decidiu adiar o julgamento da matéria.

Entre as ações analisadas pelo TSE estão um ataque a um grupo de mulheres contrárias a Bolsonaro, criado em uma rede social. O órgão avalia se houve benefício aos vencedores das eleições 2018.

Outras seis ações tramitam no Tribunal. Destas, quatro apuram supostas irregularidades na contratação do serviço de disparos em massa de mensagens pelo aplicativo WhatsApp durante a campanha eleitoral, por exemplo.

O TSE ainda discute um pedido para que provas do inquérito das fake news sejam compartilhadas com os processos eleitorais. Os demais julgamentos não possuem previsão para ocorrerem.