UFBA avança em qualidade e abrangência, aponta relatório da Capes

Segundo avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) abrangendo a pós-graduação, a UFBA alcançou avanços significativos na qualidade e na expansão do seu ensimo em todas as áreas do conhecimento. Entre as melhorias, o total de programas oferecidos pela universidade teve aumento de 19%, saltando de 72 para 86. 

A UFBA possui 78% desses programas com notas 4 e 5 na escala utilizada pela Capes, cujas notas vão de 3 a 7. O total de programas com nota 6 dobrou, passando de 4 para 8. Um único programa atualmente possui a nota máxima (7) na instituição. Apenas 8 programas, dos 86 disponíveis, ficaram com a nota mínima (3) nessa avaliação, sendo o menor índice desde 2001.

A Pró-Reitoria atribui o excelente resultado ao incentivo e apoio oferecidos pela Administração Central à pesquisa e a pós-graduação, e ao desempenho excepcional da comunidade universitária, tanto na manutenção do patrimônio da universidade, quanto pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa, aumento no número de publicações e apoio a discentes em vunerabilidade social.